busudu

Páginas: 5 (1043 palavras) Publicado: 6 de agosto de 2013


Introdução


Este trabalho tem como objetivo principal difundir as idéias de mobilidade sustentável, explicando basicamente o funcionamento de um carro elétrico, e mostrando suas vantagens ecológicas, despertando assim a consciência coletiva, bem como o interesse de todos por essa nova tecnologia.
Além de que os veículos elétricos são muito mais econômicos, o proprietário de um destesautomóveis economiza até 80% do que gastaria de gasolina ou álcool com um carro a combustão. Ao contrário do que muitos pensam o carro elétrico é muito mais simples do que um a combustão o que baixa muito o custo de manutenção, pois não tem correa dentada, radiador, bomba de água, velas, entre outras coisas que um carro de combustão normalmente exige gastos. Ainda que o governo incentiva a compra deautomóveis elétricos, reduzindo ou até mesmo dispensando o pagamento do IPVA- Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores.



























Funcionamento


O que faz um carro elétrico funcionar é a combinação de motor elétrico, Unidade Eletrônica de Potencia, contator, baterias e Interruptor Inercial. O Contador, também chamado de relé da partidono motor, ele gera energia para que o motor comece a funcionar e passe a ser alimentado pelas baterias, quando isso acontece a Unidade Eletronica de Potencia recebe energia das baterias através de um cabo de alta tensão e a repassa ao motor. O pedal do acelerador é ligado a um par de potenciômetros (resistores variáveis) que fornecem um sinal para avisar a quantidade de energia deve ser entregue. Oregulador pode passar energia zero (carro parado), energia total (o motorista pisa fundo no acelerador) ou quaisquer níveis intermediários de energia.
Existem os motores de carros elétricos CA, que opera na faixa de 92 a 192 Volts, e os motores CC que operam com 240 Volts. Os motores CA geralmente têm característica do freio regenerativo, ou seja, durante a frenagem a Unidade Eletrônica dePotencia transforma o movimento das rodas em energia para recarregar as baterias.
O conjunto de várias baterias de lítio é a grande inovação do carro elétrico, mas ainda é um grande problema. Elas possuem uma capacidade limitada, a maioria das baterias consegue armazenar energia suficiente para cerca de 100 quilômetros, demoram cerca de quatro horas para se obter a carga completa, e este conjunto debaterias “viciam” conforme se usa, ou seja, sua autonomia diminui com o tempo, devem ser trocadas a cada quatro anos.
A automóvel conta ainda com o Interruptor Inercial, é uma peça projetada para a segurança, ela corta a alimentação de energia do carro caso tenha uma variação negativa de energia muito grande, isso evite incêndios ou que alguém morra eletrocutado pelo carro em caso de acidente.Impactos Ecológicos



Nos últimos 150 anos a temperatura média global aumentou rápida e continuamente. Tratados como o Protocolo de Quioto de Compenhagem (COP 15) ratificam esta preocupação mundial. Ficou evidente que a redução das emissões de CO2 é necessária para evitar o aquecimento global catastrófico. Um dos maiores culpados por essa emissão de Gás Carbônico sãoos carros movidos a combustíveis fosseis (gasolina, álcool, diesel, gás natural, etc.). Para acabar com o problema bastaria usar carros elétricos, mas existem muitas controvérsias, pois a energia que vem das tomadas para carregar as baterias dos automóveis elétricos são geradas nas usinas, se todas as usinas fossem hidroelétricas ou eólicas seria um projeto perfeito que não seria prejudicaria demaneira nenhuma o meio ambiente, mas em muitos casos são termoelétricas, uma usina dessas, alimentada por combustíveis fósseis (como diesel ou gás), polui a atmosfera com óxidos de enxofre (SOx), óxidos de nitrogênio (NOx), dióxido de carbono (CO2), metano, monóxido de carbono (CO) e materiais particulados. E ainda que algumas são usinas nucleares, elas emitem o lixo nuclear que é perigosíssimo,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!