BRUXARIA OR CULOS E MAGIA

Páginas: 4 (958 palavras) Publicado: 2 de junho de 2015
Nome: Osias Resplande Chaves
Matrícula: 20151060090049
Introdução a Ciências Sociais I

EVANS-PRITCHARD, Edward Evan. 2005. “A Noção de Bruxaria como Explicação de Infortúnios”. In: Bruxaria,Oráculos e Magia entre os Azande – Edição resumida e introdução: Eva Gillies. Rio de Janeiro. Jorge Zahar. (:49-61).

(:49 – 61) - A Noção de Bruxaria como Explicação de Infortúnios

49 – Evans-Pritchard éenfático em afirmar que, bruxacharia como o povo Azande concebe, não existe. “No entanto, tal conceito fornece a eles uma filosofia natural por meio da qual explicam para si mesmos a relações entreos homens e o infortúnio, e um meio rápido e estereotipado de reação aos eventos funestos”.
A bruxaria desempenha um papel em todas as atividades da vida zande, desde as mais simples às mais complexas,do nascimento até à morte, em todas as suas relações culturais, tanto no sucesso quanto no infortúnio.
50 – A bruxaria é tão natural para os Azande, que torna-se o idioma dos infotúnios, através doqual tudo se explica. Faz parte do seu mundo ordinário. Nada de extraordinário em um bruxo, qualquer um pode ser. Suas explicações sobre o infortúnio algo corriqueiro como de um jovem que tropeça emum toco e a ferida infecciona, é muito simples, foi bruxaria.
51 – A cabana quando sendo verificada à noite por um zande com uma tocha na mão alcançca o teto e encendeia, é obra de bruxaria. Um oleirohábil na profição, de repende um vaso se quebra, obra de bruxaria. Não havia outra explicação.
52 – Eles não pretendiam explicar a existências de fenômenos, por uma causação mística exclusiva. A noçãode bruxaria eram as condições particulares, numa cadeia causal, que ligaram de tal forma um indivíduo a acontecimentos naturais que ele sofreu dano. No caso do toco, o rapaz sempre foi cuidadosos comos tocos, mais aquele em especial lhe ferindo e inflamando, não tinha outra explicação a não ser bruxaria. Os fenômenos existem, mas as bruxarias os põem em relação com os eventos de uma maneira...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • RESENHA CR TICA DO LIVRO BRUXARIA OR CULOS E MAGIA ENTRE OS AZANDE
  • Bruxaria, oráculo e magia entre os azande
  • Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts
  • Bruxaria, Oráculos e Magia entre os Azande
  • Bruxaria, Oráculos e Magia entre os Azande
  • Resenha bruxaria, oráculos e magia entre os azande
  • Resumo do texto: bruxaria, oráculos e magia entre os azande
  • Fichamento da obra “Bruxaria, Oráculos e Magia Entre os Azande” de E. E. Evans Prichard

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!