Atendimento Fisioterap Utico Em Paciente Com Derrame Pleural E Empiema Pleural

Páginas: 14 (3313 palavras) Publicado: 2 de junho de 2015
Atendimento Fisioterapêutico em Paciente com Derrame Pleural e Empiema Pleural: Estudo de Caso
Trabalho realizado por: HOFFMANN, J. G.¹; MARQUESINE, R.² Contato: jose_univali@hotmail.com
¹ Acadêmica da Prática sob Forma de Estágio Supervisionado - Curso de Fisioterapia / UNIVALI
² Professora Supervisora da Prática sob forma de Estágio Supervisionado – Curso de Fisioterapia / UNIVALI
RESUMO: Areabilitação pulmonar tem se mostrado a cada dia mais eficiente no tratamento dos pacientes com doença pulmonar. O presente relato de caso apresentará de forma sucinta algumas características do derrame pleural e empiema com a influência da fisioterapia. O derrame pleural é o acúmulo de líquido no espaço pleural. Já o empiema corresponde ao acúmulo de secreção purulenta na cavidade pleural. Osobjetivos da fisioterapia para esta paciente são facilitar a depuração mucociliar e aumentar o volume de secreção expectorada, melhorar a função das vias respiratórias e proporcionar melhor condição da paciente. A mesma foi submetida ao treino diafragmático; manobras de compressão descompressão para a melhora da ventilação pulmonar; estimulação neuromuscular proprioceptiva diafragmática; uso deincentivadores inspiratórios (a volume – voldyne); Epap para reexpanção; treino muscular; manobras de vibro compressão; mudança de decúbito e deambulação. Durante as sessões de fisioterapia observou-se que a paciente apresentou melhoras no seu bem-estar e na capacidade pulmonar. Conclui-se então que a fisioterapia teve grande significado no tratamento, melhorando assim de forma geral a qualidade de vidae o bem-estar geral da paciente.
INTRODUÇÃO
A incidência das infecções respiratórias agudas é bastante elevada, sendo responsável por grande sofrimento humano e por consideráveis prejuízos econômicos [13].
A pneumonia pneumocócica associa-se ao derrame pleural em até 60% dos casos, mas geralmente não é necessária mudança na conduta terapêutica, pois o derrame costuma ser asséptico, de pequenovolume e regride rapidamente. O tratamento clínico depende da natureza do processo subjacente. O líquido pode ser reabsorvido naturalmente através de meios farmacológicos ou removido por intervenção cirúrgica [2]. O derrame pleural refere-se ao acúmulo excessivo de quantidade de líquido livre no espaço pleural. Éanálogo ao líquido de edema nos tecidos, e pode ser denominado edema da cavidade pleural. Sempre que há um derrame, independentemente da sua etiologia ou do seu conteúdo (líquido ou gás), vai haver uma diminuição da superfície total disponível para a efetivação das trocas gasosas, isto é, vai ocorrer uma diminuição da capacidade vital e da complacência pulmonar. Se essa coleção de líquido ou de aratinge proporções que coloquem em risco a vida do paciente deve- se á proceder à sua remoção através de drenagem torácica. O líquido pleural, em condições fisiológicas, atua como lubrificante, facilitando o deslizamento das pleuras durante os movimentos respiratórios. Todo o líquido secretado no espaço pleural é reabsorvido. Há equilíbrio entre a produção e a reabsorção deste [7].O derrame pleural parapneumônico é um exsudato que se forma a partir do extravasamento de proteínas para o espaço pleural, em consequência do aumento da permeabilidade capilar dos vasos pulmonares por lesão endotelial secundária à ação de substâncias produzidas pelo agente infeccioso ou pela interação deste com o sistema imune dopaciente. Há uma sequência de eventos que se não interrompida por um tratamento eficaz transforma o líquido que inicialmente era livre na cavidade em tecido fibroso que pode levar ao encarceramento pulmonar [14].
Empiema pleural sucintamente é todo derrame constituído de pus, limitando a qualquer cavidade preexistente no organismo. O empiema para pneumônico representa 50% ou mais de todos os empiemas,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Derrame Pleural
  • derrame pleural
  • Derrame Pleural
  • Derrame pleural
  • DERRAME PLEURAL
  • Derrame pleural
  • Derrame pleural
  • Derrame pleural

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!