brincando e aprendendo

Páginas: 12 (2778 palavras) Publicado: 19 de setembro de 2014










































































1 INTRODUÇÃO
A atividade lúdica é de fundamental importância para as crianças, pois quando representada por jogos e brincadeiras, pode desenvolver o aprendizado dentro da sala de aula. Nos dias atuais as crianças passam grande parte de sua vidaescolar sentados, isso precisa mudar, pois essas crianças são dotadas de mobilidade e criatividade, e como diz FREIRE (1989: 14): “sugiro que, a cada início do ano letivo, por ocasião das matriculas, também o corpo das crianças seja matriculado”. Entendemos dessa forma, que o lúdico se apresenta como uma ferramenta de ensino para o desempenho e desenvolvimento integral dos alunos.
SegundoVYGOTSKY apud REGO (1995: 819), o mesmo comenta que “através do brinquedo, a criança aprende a atuar numa esfera cognitiva que depende de motivação interna, podendo ainda utilizar materiais que servirão para representar uma realidade ausente”. Tanto pela criação de situações imaginárias como pela apropriação de regras especificas o brinquedo irá interferir na zona de desenvolvimento proximal da criança,uma vez que na medida em que a criança desempenha nas suas brincadeiras papéis e situações para os quais ainda não estão preparadas na vida real. Ao brincar com outras pessoas a criança aprende a viver socialmente, respeitando regras, cumprindo normas, esperando a sua vez e interagindo de uma forma mais organizada.
Brincando a criança está nutrindo sua vida interior,descobrindo sua vocação e buscando um sentido para sua vida.

“ao ver o brinquedo, toda criança é tocada pela sua proposta; reconhece umas coisas, descobre outras, experimenta e reinventa; analisa, compara e cria”. Sua imaginação se desenvolve e suas habilidades também. Enriquecendo-se o mundo interior, tem mais a comunicar e pode, cada vez mais, participar do mundo que a cerca. ’’ (CUNHA 2005)Sendo a forma mais natural de expressão das crianças, o brinquedo desafia motiva a aprendizagem porque propicia ludicidade e o espaço lúdico é essencial para oportunizar o desenvolvimento das interações sociais das múltiplas inteligências, dos limites básicos indispensáveis para o convívio em grupo, da responsabilidade coletiva, do prazer de brincar, explorar, descobrir, criar.
Baseado nessasafirmações será apresentado nesse seminário entrevistas em creches e escolas de series iniciais que possuem ou não brinquedoteca e porque defenderemos nossa ideia de como é importante aprender brincando.
































DESENVOLVIMENTO


  A palavra brincar é predominantemente pertencente ao vocabulário da Língua portuguesaquando se trata de atividade lúdica infantil. Advém de brinco, do latim vinculo que significa divertir-se infantilmente; entreter-se; recrear-se e distrair-se. Outra expressão usada é o jogo para referirem-se ao brincar que se origina do vocábulo latino ludos que significa diversão e brincadeira. O jogo pode ser uma forma de propiciar as crianças um lugar agradável, planejado e rico possibilitandoa aprendizagem de diversas habilidades e conceitos.
Para Kishimoto (2007), as expressões como brinquedos e brincadeiras passam a conotar a palavra criança a partir do desenvolvimento de um conceito de infância. A dimensão infantil está sempre presente em tais termos.
Segundo Kishimoto (2007, p. 18): Admite-se que o brinquedo represente certas realidades. O brinquedo coloca a criança na presençade reproduções: tudo o que existe no cotidiano, a natureza e as construções humanas. Pode-se dizer que um dos objetivos do brinquedo é dar a criança um substituto dos objetos reais, para que possa manipulá-los. O brinquedo estimula a representação, a expressão de imagens que evocam aspectos da realidade. [...] entendido como objeto, suporte da brincadeira, supõe relação íntima com a criança, seu...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • brincando e aprendendo
  • brincando e aprendendo
  • Brincando e aprendendo
  • Brincando e aprendendo
  • Brincando, Cantando e Aprendendo.
  • Projeto brincando e aprendendo
  • Projeto brincando e aprendendo com as vogais
  • Projeto Brincando e Aprendendo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!