Brincando tambem se aprende

Páginas: 5 (1020 palavras) Publicado: 2 de novembro de 2014
PREFEITURA MUNICIPAL DE NATAL
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA MUNICIPAL PROFESSRO BERNARDO NASCIMENTO
PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS
NATA/RN
2014
PREFEITURA MUNICIPAL DE NATAL
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA MUNICIPAL PROFESSRO BERNARDO NASCIMENTO
PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS
Equipe
Lucia Maria de Almeida(Professora de Artes)
Maria do Socorro Lima de Souza (Professora de Educação Física)
Claudio Santos (Professor de Educação Física)
APRESENTAÇÃO
As atividades lúdicas são conhecidas por estimular a curiosidade, o desenvolvimento da linguagem, da atenção e da autonomia, além de proporcionar interações afetivas valorizando as relações sociais e emocionais da criança e do adolescente. Para Piaget(19978), os jogos não têm somente objetivos de entretenimento, contribuem também para o desenvolvimento intelectual, físico e mental dos indivíduos, possibilitando que os mesmos assimilem o que percebem da realidade. É brincando também que a criança aprende a respeitar as regras, a ampliar o seu relacionamento social e respeitar a si mesma e ao outro (Barros, 2005).
Partindo da perspectiva de quea escola é um espaço para educação de valores, o projeto de intervenção pedagógica Brinquedos e brincadeiras, busca estimular, uma nova formação social que possibilite o despertar de sujeitos solidários e cooperativos procurando minimizar as atitudes agressivas no ambiente escolar bem como conscientizar para melhorar o ambiente através dos cuidados com a limpeza, a reciclagem e a preservação dopatrimônio público.
JUSTIFICATIVA
O projeto de intervenção pedagógica “Brinquedos e brincadeiras” surgiu da necessidade de melhorar as relações sociais e afetivas na escola, uma vez que durante os momentos de interação entre os alunos percebíamos atos de brincadeiras violentas e agressividade nestas interações, fato este relacionamento a cultura da violência existente no bairro de Felipe Camarão.Na tentativa de amenizar as interações agressivas, professores, gestão pedagógica e comunidade escolar tomaram a iniciativa de ampliar e desenvolver a ação pedagógica que já estava em execução, o pelotão da limpeza que tinha como objetivo conscientizar os alunos quanto á preservação e limpeza do ambiente escolar e a valorização do patrimônio público; na qual um grupo de alunos fica responsávelpor recolher materiais que pudessem ser reciclados após o recreio.
A partir desta iniciativa buscou-se amenizar as interações agressivas entre os alunos proporcionando um melhor conhecimento sobre brinquedos e brincadeiras populares, além de possibilitar através da interação no grupo, que novas relações sociais e afetivas sejam construídas.
OBJETIVOS
Geral
•Propiciar aos alunos momentos deinterações lúdicas como instrumento facilitador da aprendizagem possibilitando uma melhor interação social e afetiva.
Específicos
•Estimular a criatividade e a noção de responsabilidade e aceitação de regras;
•Incentivar a criatividade e a autonomia oportunizando o desenvolvimento de habilidades e competências cognitivas e sociais;
•Conscientizar sobre a necessidade de reciclar o lixo, tornando-secidadãos conscientes e mobilizadores;
•Estimular a participação da comunidade escolar possibilitando uma melhor interação nas relações sociais
METODOLOGIA
O trabalho estar sendo desenvolvido no ano letivo de 2014, iniciando com a sensibilização da comunidade escolar principalmente os alunos a aderirem ao projeto. O projeto foi desenvolvido de acordo com as seguintes etapas:
Etapa 1-Trabalhando em sala de aula questões referentes ao respeito ao outro, a solidariedade e a amizade. Posteriormente foram trabalhados os conhecimentos acerca da origem, contextualização e fabricação de brinquedos e brincadeiras populares.
Etapa 2- nesta etapa foi solicitado aos alunos e a comunidade recolher materiais recicláveis para confecção de brinquedos e jogos. Em seguida foi realizada a seleção dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • JOGANDO E BRINCANDO TAMBÉM SE APRENDE
  • Brincando também se aprende matemática
  • brincando, jogando tambem se aprende
  • Brincando também se aprende
  • Matemáica: brincando também se aprende
  • O lúdico na matemática;Brincando também se aprende
  • É brincando que se aprende
  • É BRINCANDO QUE SE APRENDE

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!