JOGANDO E BRINCANDO TAMBÉM SE APRENDE

1725 palavras 7 páginas
Escola Maria Montessori – APAE/Anápolis

PROJETO: JOGANDO E BRINCANDO TAMBÉM SE APRENDE

“Nossas crianças aprenderam a movimentarem-se entre as coisas sem esbarrar nelas, a correr, sem produzir ruído, tornando-se espertas e ágeis. E sentiam prazer pela própria perfeição. O que lhes interessava era descobrirem a si mesmas, as suas possibilidades, e se exercitarem numa espécie de mundo oculto como é o da vida que se desenvolve”. (Maria Montessori, 1987, p.64).

TEMPO DE EXECUÇÃO: Fevereiro a Dezembro de 2014

JUSTIFICATIVA: Todo educando traz em si a necessidade de aprender e vivenciar experiências novas. Pensando nisto, nós professorasdo AEE, Atendimento Educacional Especializadoda Escola Maria Montessori, resolvemos trabalhar de forma lúdica, divertida e acolhedora para auxiliar os educandos em seu processo de aprendizagem. O projeto vem com a proposta de levar o educando a vivenciar brincadeiras, jogos, músicas, filmes e histórias, favorecendo o seu desenvolvimento global.
Assim, o ato de jogar e brincar tornam-se indispensáveis ao desenvolvimento da linguagem, do pensamento, da socialização, da iniciativa e da auto-estima.
O projeto irá potencializar e ampliar as possibilidades do educando em criarlaços afetivos, ensinar, ajudar, competir, aprender, crescer e se desenvolver através da interação com o outro.
De acordo com Jerome Bruner (1915), o aprendizado é um processo ativo, no qual aprendizes constroem novas ideias, ou conceitos, baseados em seus conhecimentos passados e atuais. Bruner afirma que o conhecimento de mundo fundamenta-se num modelo representativo da realidade conforme três técnicas: ação (física), imagem (associação e representação) e símbolo (transposição das experiências para a linguagem). Para isso, se faz necessário que as atividades propostas sejam significativas para o aluno, utilizando sempre reforços naturais que estimulem o conhecimento por prazer.
Segundo a visão pedagógica de Maria Montessori (1870 – 1909), o aluno

Relacionados

  • A produção acadêmica sobre conteúdos de ensino na educação física escolar
    8216 palavras | 33 páginas