BRINCADEIRA: CAMPO DE MAGIA E CONHECIMENTO

Páginas: 10 (2478 palavras) Publicado: 21 de outubro de 2014
BRINCADEIRA: CAMPO DE MAGIA E CONHECIMENTO
Regiana Nepomuceno Rocha
Maria Kelma Peres Silva
Onde crianças brincam, toda utopia é possível.
Fernando Brant
RESUMO
As concepções sobre as brincadeiras evoluíram muito através dos séculos. Piaget, Vigotsky e Wallon contribuíram para revelar a influência dos jogos no desenvolvimento infantil. Piaget encontra três grandes estruturas quecaracterizam os jogos infantis: os jogos de exercícios, os jogos simbólicos e os jogos de regras. Para esse autor, os jogos evoluem de individualizados a socializados. Wallon afirma que o jogo é a atividade característica de toda criança e classifica os jogos em: jogos funcionais, jogos de ficção, jogos de aquisição e jogos de fabricação. Para ele, os jogos contribuem de forma decisiva no desenvolvimentopsicológico e cognitivo da criança. Para Vigotsky o brinquedo é antes de tudo fonte de aprendizagem afetiva e social.
PALAVRAS-CHAVE
Brincadeira, Desenvolvimento, Piaget, Vigotsky, Wallon.
ABSTRACT
The conceptions about games developed so much down the ages. Piaget, Wallon and Vigotsky contributed to bring up the influence of games on children development. Piaget found three major structuresthat characterize children's games: games of exercises, symbolic games and rule games. According to this author, games evolve from individual to social games. Wallon says that the game is the main characteristic in every child and he classifies them as: functional, fiction, acquisition and constructive games. In his opinion games help in a crucial way, in the child’s psychological balance and in thedevelopment of her cognitive functions. To Vigotsky toy is, above all, a source of affective and social learning.
KEY WORDS
Development, Games, Piaget, Vigotsky, Wallon.UM BREVE OLHAR SOBRE A HISTÓRIA DOS JOGOS
Philippe Ariès (1981) nos mostra que até o século XVII, não havia uma separação rigorosa entre os jogos e brincadeiras dos adultos, daqueles praticados pelas crianças. Pelo contrário, agrande maioria dessas atividades era comum a ambos. Por isso é tão comum ver crianças e adultos juntos nas pinturas que retratam festas daquela época. Era comum ver a criança como um adulto em miniatura.
Os jogos de azar são exemplos de atividades lúdicas praticadas, igualmente, por crianças e adultos. Ao longo dos séculos XVII e XVIII esses tipos de jogos passaram a ser reprováveis para ainfância. No intuito de preservar a moral das crianças, alguns radicais da época resolveram proibir não só os chamados jogos de azar, bem como, diversos outros tipos de jogos. Segundo Ariès (1981):
Os humanistas do Renascimento, em sua reação antiescolástica, já haviam percebido as possibilidades educativas dos jogos (...) Assim disciplinados, os divertimentos reconhecidos como bons foram admitidos erecomendados, e considerados a partir de então como meios de educação tão estimáveis quanto os estudos. (p.112)
Interessante notar que a idéia do jogo como instrumento de aprendizagem já se encontrava presente. Atualmente, não só a distinção entre os jogos e as brincadeiras dos adultos e das crianças nos é bem clara, como também, há um lugar de destaque para essas atividades no universo infantil.É raro encontrar, nos dias de hoje, pessoas que contestem a importância da ludicidade no desenvolvimento da criança, embora, nem todas as instituições de ensino utilizem a brincadeira como instrumento de aprendizagem, o que pode vir a empobrecer as possibilidades de experiências e conhecimentos das crianças, especialmente as bem pequenas.
A BRINCADEIRA COMO ASSIMILAÇÃO DO REAL
Segundo Piaget(1990), quase todos os comportamentos podem se transformar em jogos, uma vez que se repitam por assimilação pura ou por prazer funcional. Pode-se dizer que o jogo é, prioritariamente, assimilação, no sentido de que essa atividade está totalmente voltada para a satisfação individual.
Em seus estudos, este autor encontra três grandes estruturas que caracterizam os jogos infantis: os jogos de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Brincadeira e conhecimento
  • O campo do conhecimento
  • Os campos do conhecimento
  • Campo do conhecimento
  • A importancia da administração como campo de conhecimento
  • As Humanidade como Campo de Conhecimento
  • A importância dos jogos e brincadeiras na aquisição do conhecimento
  • Projeto: Brincadeiras e Jogos: Construindo conhecimentos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!