Brasil Colonia

Páginas: 5 (1213 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
BBRASIL COLÔNIA
Além da defesa do território, a colonização do Brasil teve por finalidade, transformar a colônia num empreendimento lucrativo para Portugal. Em 1530, Dom João III enviou ao Brasil a expedição de Martim Afonso de Sousa, cujos principais objetivos eram verificar a existência de metais preciosos, exportar e patrulhar o litoral e estabelecer os fundamentos da colonização doBrasil. Em 1532 Martim Afonso  de Sousa fundava a vila de São Vicente, o primeiro núcleo de colonização no  Brasil. Um ano mais tarde, erguia-se aí o engenho São Jorge dos Erasmos. Começava assim a colonização efetiva do Brasil, apoiada na produção de açúcar para o mercado externo. Foram nomeados os primeiros administradores, criando-se orgãos judiciários e fiscais; distribuíram-se sesmarias(lotes deterra) aos colonos e montou-se uma fortaleza, visando a proteção geral. Os passos iniciais da colonização estavam dados. No entanto, a Coroa, em precárias condições econômicas, não conseguiu fazer avançar esse processo. A saída encontrada foi transferir para particulares os compromissos com a colonização.
As Capitanias Hereditárias:
As capitanias eram imensos lotes de terra que seestendiam, na direção dos paralelos, do litoral até o limite estabelecido pelo Tratado de Tordesilhas. Essas extensões de terras foram doadas a titulares que possuíam grandes poderes: podiam dispor das terras bem como distribuí-las entre os colonos, nomear autoridades administrativas e judiciárias, receber taxas e impostos, escravizar e vender índios, fundar vilas, cobrar tributos pela navegação nosrios, etc. Na verdade os donatários tinham de explorar com seus próprios recursos as capitanias recebidas. Juridicamente, a ocupação das terras era assegurada pela Carta de Doação  e pelo Foral. A Carta de Doação, assinada pelo Rei, cedia ao donatário as terras, bem como o poder administrativo e jurídico delas. O Foral determinava os direitos e deveres do donatário, que recebia as terras não comoproprietário, mas como administrador. A maior parte dos donatários não dispunha de recursos próprios para uma empresa de tamanha envergadura. Receberam empréstimos e contribuições de banqueiros e negociantes judeus, de Portugal e da Holanda. Mas muito deles nem se quer vieram ao Brasil. Dos que vieram, quase todos fracassaram: perderam todas as posses e, em alguns casos, a própria vida, sem nadaconseguirem realizar. Apenas dois tiveram sucesso, em parte porque foram muito auxiliado pelo Rei de Portugal e por banqueiros flamengos: Martim Afonso de Sousa, em São Vicente, eDuarte Coelho, em Pernambuco.
Capitanias e seus Donatários:
Maranhão: João de Barros e Aires da Cunha (2º. quinhão) Fernando Álvares de Andrade.
Ceará: Antônio Cardoso de Barros
Rio Grande: João de Barros e Aires da Cunha(1º. quinhão)
Itamaracá: Pero Lopes de Sousa (3º. quinhão)
Pernambuco: Duarte Coelho
Bahia: Francisco Pereira Coutinho
Ilhéus: Jorge de Figueiredo Correia
Porto Seguro: Pero de Campos Tourinho
Espírito Santo: Vasco Fernandes Coutinho
São Vicente: Martim Afonso de Sousa (2º. quinhão)
Santo Amaro: Pero Lopes de Sousa (1º. quinhão)
São Vicente: Martim Afonso de Sousa (1º. quinhão)
Santana:Pero Lopes de Sousa (2º. quinhão)
 
Governo-Geral:
A divisão do Brasil em Capitanias Hereditárias não alcançou os resultados que o governo português esperava. Diante do fracasso do sistema de Capitanias, a metrópole procurou recorrer à centralização do poder. Criou-se o governo-geral, não para acabar com as capitanias, mas para centralizar sua administração, pois a autonomia dos donatárioschocava-se com os interesses do Estado português. O governo português entendeu que faltava às capitanias uma autoridade que, vivendo no Brasil, organizasse seu povoamento e efetivasse sua colonização. Em 1548, foi elaborado o Regimento que estabelecia as funções do primeiro governador-geral e de seus auxiliares, e determinava as diretrizes do novo sistema de governo instalado no Brasil. Os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Brasil Colonia
  • Brasil Côlonia
  • Brasil colonia
  • Brasil colônia
  • O brasil colonia
  • Brasil Colônia
  • brasil colonia
  • Brasil colônia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!