DIVERSIDADES DO BULLYING NAS ESCOLAS

Páginas: 4 (952 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014



SISTEMA DE ENSINO a distância CONECTADO
PEDAGOGIA

RONILSON BASTOS MEDEIROS









DIVERSIDADES DO BULLYING NAS ESCOLAS










Breves
2012

RONILSON BASTOSMEDEIROS











DIVERSIDADES DO BULLYING NAS ESCOLAS

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Sociedade e Diversidadeno contexto educacional; Comunicação e Linguagem; Sociologia da Educação.
Profs. Bernadete Strang, Fa´bio Luiz da Slva, Marcia Bastos e Okçana Batini.
Tutora eletrônica:Beatriz Euzebio LíbiosTutor(a) Renata Aparecida Farías Machado.








Breves
2013


CONTEXTO HISTORICO


Chalita (2008) afirma que:

No passado nada se sabe concretamente sobre o bullying antes da década de1970. Foi somente com pesquisas realizadas em 1972 e 1973, na Escadinávia, que as famílias perceberam a seriedade dos problemas decorrentes da violência escolar. A inquietação alastrou-se pelaNoruega e Suécia e, posteriormente, por toda a Europa. (CHALITA 2008, p.100).

Do mesmo modo, Fante (2005) afirma que “a pesar de os indicadores terem consciência da problemática existente entre agressore vitima; poucos esforços foram despendidos para o seu estudo sistemático até princípios da décadas de 1970” ( p.44 )
Dessa forma, segundo Fante (2005), “o bullying é um fenômeno mundial tãoantigo quanto a própria escola” (p.44). A autora ainda relata que, no norte da Noruega no ano de 1982, três crianças entre 10 e 14 anos suicidaram-se e toda a probabilidade de que o motivo principal foios maus tratos com os quais eram submetidos pelos companheiros de escola, ou seja, pode ter sido causado em conseqüência do bullying no ambiente escolar daquele lugar na época.
Para Santos (2007), obullying passou a ser conhecido e estudado no Brasil pela ABRAPIA (Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e à Adolescência) onde teve o desenvolvimento de um projeto no qual...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • BULLYING NA ESCOLA: Diminuição do bullying na escola
  • Bullying na Escola
  • Bullying Nas Escolas
  • Bullying na Escola
  • Bullying na escola
  • Bullying na escola
  • Bullying na escola
  • BULLYING NAS ESCOLAS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!