Brainstorm

Páginas: 9 (2100 palavras) Publicado: 31 de maio de 2013
GESTÃO POR PROCESSOS E QUALIDADE: BRAINSTORMING




























GESTÃO POR PROCESSOS E QUALIDADE: BRAINSTORMING

















Trabalho da disciplina Gestão por Processos e Qualidade, que contará como parte das avaliações para aprovação da disciplina.












SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO 04
2. BRAINSTORMING 05
2.1 TIPOS DE BRAINSTORMING 06
2.2 REGRAS DO BRAINSTORMING 06
2.3 ETAPAS DO BRAINSTORMING 07
2.4 VANTAGENS 07
2.5 DESVANTAGENS 08
2.6 VARIAÇÕES DO BRAINSTORMING 08
3. CONCLUSÃO 09
4. ESTUDO DE CASO 10
1. PROBLEMA 11
2. GERAÇÃO DAS IDÉIAS 12
3. SELEÇÃODAS IDÉIAS 13
4. RELATO FINAL 14
5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 15

















1 INTRODUÇÃO

Uma organização deve buscar qualidade em tudo o que faz, não somente com o objetivo de agregar clientes e obter lucros, mas também buscando a satisfação de seus colaboradores, fornecedores e da sociedade como um todo.
A Gestão da Qualidade se faznecessária para que se possa satisfazer as necessidades das pessoas e garantir a sobrevivência das empresas. Para isso, são utilizadas algumas ferramentas que foram desenvolvidas ao longo dos anos. Uma dessas ferramentas, que aprofundaremos nesse trabalho, é o Brainstorming, que inicialmente foi apresentado como uma ferramenta ligada a Publicidade.
Nos anos 40, Alex Osborn, sócio de umaagência de publicidade, apresentou um novo instrumento voltado para estimular a criatividade humana, conhecida como Brainstorming ou "Tempestade de Idéias". Essa metodologia passou a ser utilizada nas universidades, corporações, forças armadas e repartições públicas.
Nos dias atuais o Brainstorming tornou-se uma ferramenta que auxilia a empresa na solução de problemas, através da geração deidéias que possam trazer benefícios significativos para o negócio.

















2 BRAINSTORMING
 
É um método de trabalho onde um grupo de pessoas se reúne para criar novas idéias e solucionar possíveis problemas. Foi criado em 1938 por Alex F. Osborn, um dos principais publicitários da agência de propaganda BBDO na década de 1930 para facilitar a resolução criativa deproblemas e a produção de soluções originais. Tinha como principal objetivo estimular o fluxo de idéias durante as reuniões que, em muitas vezes, eram formais, chatas, repetitivas e que inibiam novas opiniões. Quem primeiramente tentou introduzir o Brainstorming no Brasil foram os publicitários, mas hoje é utilizado em várias áreas, como educação, negócios, informática, Internet e outras situaçõesmais técnicas.
Traduzido como “tempestade de idéias”, esse método tem como finalidade produzir um maior número de idéias possíveis sobre um problema, buscando suas causas e soluções. O problema deverá ser simples, e se aplicado a uma questão complexa, deverá ser dividido e aplicado o Brainstorming a cada uma das partes. A técnica propõe que um grupo de pessoas, de duas até dez pessoas, sereúna e ofereça sugestões, se utilizando das diferenças em seus pensamentos e idéias para que possam chegar a um denominador comum, eficaz e com qualidade, gerando assim idéias inovadoras que levem o projeto adiante. As idéias devem ser geradas num período entre meia hora e uma hora. É utilizado quando em um curto espaço de tempo se deseja criar várias idéias para resolver um problema. Éessencialmente um "exercício de criatividade”.
Nesse método é necessário ignorar as considerações à importância, usabilidade e praticabilidade das idéias no primeiro momento. Neste patamar, todas as idéias são iguais. É importante salientar que o julgamento das idéias pode atrapalhar o processo criativo. Quanto mais idéias forem geradas, maior será a probabilidade de se encontrar uma boa idéia....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Brainstorm
  • Brainstorm
  • brainstorm
  • Brainstorm
  • Introdução do brainstorm
  • Resenha de brainstorms
  • BRAINSTORM E BRAINWRITING
  • Brainstorm-tempestade de ideias

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!