Boro

Páginas: 6 (1263 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
INTRODUÇÃO
O boro (B) é um ametal que está localizado no 2º período da tabela periódica, junto com os elemento do grupo 13. Possui uma configuração eletrônica 2s2 2p1. O boro pode formar inúmeros compostos com menores quantidades de elétrons, são assim chamados compostos “deficientes de elétrons”. Ele é consideravelmente menor que os outros elementos do seu grupo e a energia de ionização doboro é sempre covalente. Seu ponto de fusão é de 2.180°C e ebulição de 3.650°C.
Por ser um elemento raro, só pode ser encontrado na natureza sob a forma do ácido bórico (H3BO3) e de Boratos.
O ácido bórico é um sólido branco, escamoso, cuja estrutura cristalina consiste em camadas planas de moléculas de H3BO3, onde o boro é ligado a três átomos de hidrogênio, através de uma ligação covalente. Ascamadas adjacentes unem-se ao cristal por meio de atrações de Van der Waals fracas. Possui baixo ponto de fusão e volátil.
Quando reage com água, o ácido bórico comporta-se como um ácido fraco. Reagindo com o metanol, na presença de um catalizador, ele forma um éster volátil, o borato de metila.
Em contato com uma fonte de calor, o fogo, o borato de metila queima liberando uma chama de cor verde.Podemos estimar a quantidade de boro presente em uma amostra utilizando a técnica de espectroscopia de emissão de chama que mede a intensidade desta coloração.1
O ácido bórico é obtido no tratamento de minérios contendo borato com ácido sulfúrico. Ele possui várias aplicações importantes, dentre elas a mais importante é a produção de fibra de vidro para revestimento, estas fibras não possuemsódio e são empregadas como isolantes térmicos em casas.2
No sólido do ácido bórico existem muitas ligações entre as moléculas o que conduz a formação de uma estrutura estratificada, esta, por sua vez, contribui para que os cristais se separem, facilmente. Também podemos observar moléculas de ácido bórico em soluções diluídas, mas é nas soluções concentradas que são formados os ácidos poliméricos.O ácido bórico é um ácido muito fraco. Quando aquecemos o ácido bórico, em estado sólido, até uma temperatura de 300ºC, este perde a água, transformando-se em outro ácido de fórmula HBO2. este ácido é denominado ácido metabórico.3
O baixo potencial de redução do alumínio indica uma tendência para a oxidação. Quando esse reage com a água atua como agente redutor a partir de uma reação muitolenta, devido à formação da película de óxido de alumínio, Al2O3. Este óxido, por ser anfótero, é solúvel em ácidos e bases.
Quando se adiciona progressivamente uma base as soluções aquosas de alumínio, forma-se um precipitado branco, gelatinoso, de fórmula Al(OH)3.nH2O, facilmente solúvel em ácidos ou excesso de base quando recentemente precipitado, formado o íon [Al(OH)4]-.




OBJETIVOIdentificar o comportamento químico do ácido bórico e do alumínio metálico.

PARTE EXPERIMENTAL
1. Comportamento Químico do ácido bórico
Em um tubo de ensaio colocou-se uma pequena quantidade de ácido bórico, e em seguida adicione 2mL de etanol, agitou-se até completa dissolução do ácido bórico. Com o auxílio de uma pipeta adicionou-se duas gotas de H2SO4 (1 mol/L), e agitou novamente. Usando umtubo de capilar, introduziu no tubo de ensaio, retirou uma amostra do éster formado e leve-o a chama do bico de bunsen. Observou-se a coloração verde.
2. Comportamento Químico do alumínio metálico
Em outro tubo de ensaio adicionou-se cerca 3 mL de ácido clorídrico (2 mol/L), em seguida adicionou-se uma pequena quantidade de alumínio metálico.
Em outro tubo de ensaio colocou-se cerca 3 mL de águadestilada, adicionou-se uma pequena quantidade de cloreto de alumínio, verificou-se o pH. Depois adicionou-se NaOH (1 mol/L) com agitação, gota a gota, até a formação de um precipitado, verificou-se novamente o pH. No mesmo tubo de ensaio adicionou-se 3 mL de NH4OH (1 mol/L), gota a gota, sob agitação.





MATERIAIS
- tubos de ensaio
- pipetas de 5mL
- estante para tubo de ensaio...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Boro
  • O Boro
  • Boro
  • boro
  • Boro
  • Boro
  • Relatorio Boro
  • Familia do boro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!