boro

Páginas: 2 (346 palavras) Publicado: 24 de março de 2014
Boro apresenta configuração eletrônica com três elétrons na camada de valência e, com exceção do tálio (Tl), eles geralmente utilizam esses elétrons para fazer três ligações, levando a um estado deoxidação +3. Possuem tamanhos reduzidos e carga eletrônica elevada que favorece a covalência.
Carbono apresenta configuração eletrônica com quatro elétrons na camada de valência. Como regra geral, oprimeiro átomo do grupo é sempre menor e mais eletronegativo, e por isso apresenta maior energia de ionização e, sendo mais covalente e menos metálico. Os raios covalentes, portanto, aumentam de cimapara baixo.

Nitrogênio apresentam configuração eletrônica com cinco elétrons na camada de valência. Todos os elementos desse grupo apresentam cinco elétrons na camada mais externa e o estado deoxidação máxima é +5, quando utilizam todos os elétrons para fazer ligações. Os compostos formados pelos elementos do grupo 5A possuem alta energia de ionização.

calcogenios caracterizados por possuir6 elétrons na camada de valência. Eles formam compostos com metais e com o hidrogênio, quando o número de oxidação é -2. Os números de oxidação +2, +4 e +6 ocorrem quando os elementos do grupo formamcompostos com outros elementos do seu próprio grupo, ou com os elementos do grupo dos Halogênios.
halogéneos é o grupo 17 (7A) da tabela periódica dos elementos, formado pelos seguintes elementos:flúor, cloro, bromo, iodo, astato e Ununséptio (este último, radioativo e pouco comum). Esse grupo, juntamente com o grupo 18 (8A), dos gases nobres, são as únicas famílias formadas unicamente pornão-metais. A palavra provém do grego e significa formador de sais. Eles são elementos representativos.
Na forma natural são encontrados como moléculas diatômicas, X2.

Gases Nobres ou Gases Raros sãoelementos químicos do grupo 18 (grupo 0 ou 8A) da Tabela Periódica. Os Gases Nobres têm como característica a dificuldade de combinar com outros átomos, já que são pouco reativos (baixa reatividade)...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Boro
  • O Boro
  • Boro
  • Boro
  • Boro
  • Boro
  • Relatorio Boro
  • Familia do boro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!