Biografia e Contribuições Para a Psicologia de Helmholz, Weber e Fechner

Páginas: 11 (2720 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
Hermann von Helmholtz

Biografia
Helmholz nasceu em 1821 em Potsdam, Alemanha. Tinha a saúde delicada, por isso de início foi educado em casa e aos 17 anos ingressou em um instituto médico de Berlim, onde quem se dispusesse a ser cirurgião do exército após a graduação era isento de anuidades. Durante os sete anos em que serviu o exército, Helmholtz prosseguiu com seus estudos dematemática e física e publicou vários artigos. Apresentou uma tese sobre a indestrutibilidade da energia.
Quando deixou o exército, tornou-se professor-associado de fisiologia da Universidade de Königsberg. Nos trinta anos seguintes, exerceu funções acadêmicas no campo da fisiologia em universidades de Bonn e Heidelberg e, no da física, em Berlim. Em seu trabalho sobre a ópticafisiológica, inventou o oftalmoscópio, um aparelho para examinar a retina do olho. Publicou um trabalho em três volumes nessa área, Handbuch der Physiologischen Optik(Manual de Óptica Fisiolágica),entre 1856 e 1866, que foi tão influente e duradouro que sessenta anos mais tarde veio a ser traduzido para o inglês. Em 1863, publicou suas pesquisas sobre problemas acústicos, na obra Sobre as SensaçõesTonais, que resumia suas próprias descobertas e toda a literatura disponível na época. Publicou obras também sobre as pós-imagens, a acromatopsia, a escala musical arábico-persa, os movimentos oculares humanos, a formação de geleiras, axiomas geométricos e a febre do feno. Anos mais tarde, contribuiu indiretamente para a invenção da telegrafia sem fio e do rádio.
Em 1893, sofreu uma gravequeda e menos de um ano depois teve um derrame que o deixou semiconsciente e delirante. “Seus pensamentos vagavam confusamente”, escreveu sua esposa, “a vida real e a vida onírica, o tempo e as cenas, tudo flutuava como névoa em seu cérebro — na maior parte do tempo, ele não sabia onde estava... É como se a sua alma estivesse longe, bem distante, num belo mundo ideal, dominado apenas pela ciência epelas leis eternas” (Koenigsberger, 1965, p. 429).


Contribuições Para a Psicologia
Têm interesse para a psicologia as pesquisas de Helmholtz sobre a velocidade do impulso nervoso, e sobre a visão e a audição. Antes de sua época, pensava-se que o impulso nervoso fosse instantâneo, ou ao menos que viajasse rápido demais para ser medido. Trabalhando com diferentes comprimentos denervos, ele registrou o intervalo entre a estimulação do nervo próximo ao músculo e a resposta deste último, fazendo o mesmo para a estimulação mais afastada do músculo. Essas medidas lhe deram o tempo requerido para a condução, a modesta velocidade de vinte e sete centímetros por segundo.
A demonstração de Helmholtz de que a velocidade de condução não era instantânea sugeriu que opensamento e o movimento se seguem um ao outro com um intervalo mensurável, em vez de ocorrerem simultaneamente, como antes se pensava. Mas Helmholtz, não se interessava pelo significado psicológico, apenas a medida. A implicações psicológicas de sua pesquisa foram reconhecidas por outros, que tornaram os experimentos com o tempo de reação uma proveitosa linha de investigações na nova psicologia. Suapesquisa foi uma das primeiras indicações de que era possível fazer experimentos com um processo psicofisiológico e medi-lo.
Seu trabalho sobre a visão também teve influência sobre a psicologia. Ele investigou os músculos oculares externos e o mecanismo mediante o qual os músculos oculares internos fazem a acomodação do cristalino. Além disso, ampliou uma teoria da visão cromática,publicada em 1802 por Thomas Young; que hoje é conhecida como Young-Helmholtz.
Em sua investigação sobre a audição, estudou a percepção de tons combinados e individuais, e a natureza da harmonia e da dissonância. Ele também formulou uma teoria da ressonância auditiva. A influência duradoura da sua obra acerca da visão e da audição é evidenciada por sua inclusão em modernos manuais de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Contribuições de wundt e fechner
  • Biografia Weber
  • Gustav theodor fechner e a psicologia
  • Biografia de john bardeen e suas contribuições.
  • Biografia de froebel e contribuições para a educação
  • História e Biografia de Max Weber
  • Max Weber: Biografia e conceitos..
  • Biografia Max Weber

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!