Biografia de Santo Agostinho

Páginas: 17 (4222 palavras) Publicado: 5 de agosto de 2013
Aurélio Agostinho, conhecido também como Santo Agostinho ou Agostinho de Hipona, nasceu na cidade de Tagaste na província de Souk Ahras, que era romana na época, situada na África do Sul. Quando Agostinho nasceu, em 354, no dia 13 de novembro, a cidade de Tagaste tinha 300 anos e era cheia de lavradores, apesar de ser uma cidade símbolo de civilização, não era muito diferente de umazona rural, seus habitantes – que não eram muitos, apenas alguns milhares – viviam da terra. O cenário era, basicamente, as casas de campo dos romanos africanos, mansões com dois andares, casas cercadas por criações de animais e pasto, lagos para criação de peixes e vários e belos bosques repletos de ciprestes. Mas, também havia pobreza e dez anos antes de Agostinho nascer, havia ocorrido na Númídiauma revolta de camponeses.
Na África, Agostinho passava as noites acordado e abastecia sua lamparina com um estoque abundoso de óleo africano, era um conforto do qual sentiria falta em sua estadia na Itália mais tarde. Ele cresceu distante do mar, cerca de 300 quilômetros de distância e 610 metros acima dele. Era separado do Mediterrâneo por vastas florestas de pinheiros e grandes valescobertos por oliveiras e milharais.
Agostinho, por ter sido diretor de uma escola e mais tarde bispo, foi parte de um estrito grupo daquela região, que eram os poucos homens que não tinham muito contato com a terra. Por conta disso, poderia até dar-se o direito de olhar a agricultura como um atividade estimulante. Ele conta, em suas lembranças, que quando mais novo andava pelo campo caçandopassarinhos.
Patrício, pai de Agostinho, era um homem de poucos recursos, sua religião era pagã. E via-se que a relação entre pai e filho era muito estreita. Agostinho escreveu pouco sobre seu pai, mas, sabemos que ele esforçou-se bastante para dar uma educação clássica para o filho, que na época era a única salvação para o sucesso em um mundo competitivo e cheio de pessoas orgulhosas e empobrecidasda classe alta.
Todos da sua família andavam malvestidos e houve uma época que Agostinho quase se viu obrigado a abandonar os estudos. Porém, a amizade de seu pai com um poderoso do lugar, que chamava-se Romaniano, salvou Agostinho de viver sem instrução.
A mãe de Agostinho chamava-se Mônica e devia ter 23 anos quando ele nasceu. Foi uma figura muito presente na vida do filho e que elerelembra várias vezes nas Confissões.
Mônica era cristã e fora criada numa família severa em relação aos valores e costumes cristãos. Ela era bastante apegada às práticas mais tradicionais da Igreja africana que eram práticas desprezadas por homens cultos, devido aos jejuns do sabá e as refeições feitas nos túmulos dos mortos. Apesar disso, ela acreditava que uma educação clássica, apesar de pagã,faria do seu filho um bom cristão.
Agostinho relata em suas Confissões , como era a figura de sua mãe nos seus primeiros anos de vida. Ela sempre aparece como uma personagem ciumenta e muito afetuosa, como se quisesse o filho só para si. Uma mãe que ao ver um filho se desviar, caia em pranto e chorava como se estivesse sofrendo as dores de um parto. Essa mãe ressentida, magoada e absorvente é aMônica que Agostinho nos mostra em seus relatos.
Nos seus escritos, Agostinho relembra conflitos entre seus pais, sua mãe vivia julgando o caráter de seu Patrício, fazia sarcasmo para suas amigas em relação a condição de dona de casa. Dizia, com ironia, que era uma “escrava do lar” e que deveria sempre obedecer ao seu “amo e senhor”, o marido. Porém, Patrício nunca bateu em Mônica, como faziamoutros homens da época, pois, Mônica sempre ficava quieta esperando que a raiva do marido passasse. Patrício era infiel, chegava tarde em casa e fazia o possível para não olhar para a mulher. Sua esposa, como uma cristã paciente, esperava a conversão do marido, que era pagão.
Agostinho viveu sua infância em toda essa tensão familiar. Porém, os pais dele tinham uma característica em comum: a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Biografia de Santo Agostinho
  • SANTO AGOSTINHO
  • Santo Agostinho
  • Santo Agostinho
  • Santo agostinho
  • Santo Agostinho
  • santo agostinho
  • Santo agostinho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!