biofertilizantes

Páginas: 21 (5016 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
USO DO BIOFERTILIZANTE EM HORTALIÇAS
use of biofertilizer in greenery
ADLER SIMONETTI1, adlersimonetti@hotmail.com, ANDRÉ LUIZ DA SILVA1, andreluids@gmail.com, INDIARA KELLY PEREIRA1, indiarakp@hotmail.com,
CARLO JORAS MARQUES1, carlo.joras@hotmail.com, CARLOS VINICÍUS DE O. NARCISO1, carlos.narciso@r7.com, CECÍLIA ORSINO DE PAULA1, cecilia.paula@mrs.com.br, ÉRICA DE FÁTIMA DOS ANJOS1erica.gen@hotmail.com, VANESSA LAVINAS1, eng.vanessa.lavinas@gmail.com, VICTOR TEIXEIRA VIVIANI1, vic-bp@hotmail.com

RESUMO
Os fertilizantes (ou adubos) orgânicos são obtidos de matérias-primas de origem animal ou vegetal, provenientes do meio rural, de áreas urbanas ou ainda da agroindústria. Explica que os fertilizantes orgânicos podem ou não ser enriquecidos com nutrientes de origem mineral (nãoorgânica). A circular técnica descreve os quatro principais tipos de fertilizante. (SCHWENGBER, 2009).
As vantagens ao se utilizar o biofertilizante esta relacionado ao seu custo beneficio, a redução do uso de agrotóxico, minimizando a degradação do solo por ser um produto natural, que não gera riscos a saúde do ser humano.
Os biofertilizantes agem de forma a corrigir o ph do solo, aumentando acapacidade de retenção de umidade e do nitrogênio, preparando assim de forma natural a proteção do solo para o cultivo de hortaliças.
O cultivo de frutas e hortaliças (folhosas, legumes e tubérculos) é expressivo na região serrana do estado do Rio de Janeiro principal abastecedora da ceasa- rj e dos mercados locais. o uso do insumo agrícola, é , principalmente de agrotóxicos para o controlefitossanitários de pragas e doenças, é incentivo, contribuindo para o aumento do custo de produção e prejudicando o meio ambiente e a saúde de agricultores, trabalhadores rurais e consumidores. (MEIRELLES, 1997)
PALAVRAS CHAVES: BIOFERTILIZANTE, AGROINDUSTRIA, HORTALIÇAS
INTRODUÇÃO
Tem-se registro que a partir do inicio da década de 90, no mundo e inclusive no Brasil, aumento da aplicação deinsumos naturais, dentre eles, os biofertilizantes, objetivando a produção de alimentos com menor uso de insumos sintéticos (SANTOS, 1992; CRUZ, 2003; ARAÚJO, 2005).
Os biofertilizantes são fertiprotetores, provenientes de um processo de decomposição da matéria orgânica (animal ou vegetal), sendo os mais comuns produzidos através de fermentação aeróbica (com presença de oxigênio), em meio líquido. Oresultado da fermentação é um resíduo líquido, utilizado como adubo foliar e defensivo natural, normalmente rico em matéria orgânica e microorganismos. (MEIRELLES,1997; SANTOS, 1992)
Os biofertilizantes mais conhecidos no Brasil são o ‘Biogeo’ (produzido a partir de microorganismos selecionados denominados Microgeo), o ‘Agrobio’ (desenvolvido pela Embrapa Agrobiologia) e o ‘Supermagro’, todos comcaracterísticas distintas, desenvolvidos para diferentes sistemas de produção.
Atualmente, os biofertilizantes são utilizados nos sistemas de produção de base ecológica como um elemento de efeitos múltiplos, atuando como fertilizante, estimulante da proteossíntese, repelente de insetos e controlador de doenças (MEIRELLES,1997; SANTOS, 1992). A possibilidade deste insumo ser produzido naspequenas propriedades, com materiais locais e econômicos, o colocam em lugar de destaque dentre as ferramentas tecnológicas utilizadas no processo de ecologização de sistemas de produção.
Pode se observa que a utilização do biofertilizante é benéfica e de baixo custo, sendo de bom uso para hortas comunitárias, urbanas, residenciais, pois apresenta boas características de melhoria para o solo e para asplantas (NARCISO, 2013).








OBJETIVO
O trabalho apresentado tem como objetivo realizar uma abordagem suncita sobre o tema do uso de biofertilizantes em hortaliça, seus benefícios, os tipos de fertilizantes, modo de preparo do solo, uma breve analise da concorrência.
METODOLOGIA UTILIZADA
O trabalho teve inicio na pesquisa do uso de biofertilizante, para se compreender seus...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Biofertilizantes
  • Biofertilizantes
  • Biofertilizantes
  • Caldas e Biofertilizantes
  • Biofertilizante em calda
  • Biofertilizantes no cultivo de soja
  • Biodigestão
  • Projeto de hidroponia com biofertilizantes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!