Bio Quimica

Páginas: 9 (2017 palavras) Publicado: 9 de março de 2015
se pudéssemos dizer que há algo material perfeito ou que se aproximasse da perfeição, a referência que podíamos ter era um organismo biológico. Ele é autossustentável, se adapta às mudanças do meio e ainda é capaz de produzir gerações, perpetuando sua espécie. Ao olharmos o ambiente interno de um organismo complexo como o nosso, podemos observar sutis características mas que desempenhamimportantes e vitais funções como, por exemplo, os hormônios: substâncias orgânicas que, explicando de uma maneira bem simples, comunicam as diferentes partes do organismo. Em relação ao sistema neural, qual a principal diferença ente estes dois sistemas de transferência de informações?


Todas as alternativas descritas em conjunto.
Apesar de todos levarem o nome de hormônios, há grandes diferenças entreos dois grupos de hormônios estudados,  os hormônios hidrofílicos e os hormônios hidrofóbicos. Sobre as características destas duas classes de hormônios, assinale a alternativa que apresenta o tipo de hormônio e sua característica.


hormônio hidrofóbico – é transportado através de proteínas transportadoras, atravessa a membrana, possuindo receptor intracelular e possui meia vida longa.Quanto mais complexo é o organismo, maior a dependência de suas partes! Se não fossem os hormônios, o organismo humano jamais teria tamanha complexidade e integração entre suas partes. Grande parte do metabolismo é estimulada pela ação dos hormônios, dentre algumas funções hormonais, destaca-se três:
I – estimular a liberação de cálcio dos ossos para o sangue;
II – promover a síntese de glicogênio;III – estimular a gliconeogênese hepática.
Cada uma destas três etapas possui um hormônio de referência. É função da epinefrina, paratormônio e insulina, respectivamente, os itens:


III, I e II.
A glândula hipófise é também conhecida por glândula mestra. Ela possui esse nome por produzir hormônios essenciais que irão comandar a síntese de outros hormônios no organismo. Fica localizada na base docérebro, região superior ao céu da boca e apresenta um tamanho semelhante ao de uma ervilha. Esta glândula é ainda conhecida por possuir duas porções bem distintas: a adeno-hipófise (lóbulo anterior) e a neuro-hipófise (lobo posterior). Dentre os seus hormônios, destaca-se:


LH (hormônio luteinizante), FSH (hormônio folículo-estimulante), GH (hormônio do crescimento), prolactina (hormôniolactogênico).



Durante a menstruação, as mulheres disputam em leilões ou em negociações com entusiasmo semelhante ao dos homens, mas no resto do mês tendem a ser mais cautelosas, afirma um estudo divulgado pela Universidade de Michigan. Nos leilões, assim como em outras situações de concorrência, as mulheres costumam apostar mais nas licitações de primeiro preço, mas depois ficam cautelosas e, por isso,os homens terminam disputando os valores mais altos. O estudo, porém, mostra que essa diferença desaparece em certos períodos do mês. A pesquisa, dirigida por Yan Chen, do Instituto de Pesquisa Social da Universidade de Michigan, descobriu que "durante a menstruação, quando os níveis de estrogênio são mais baixos, as mulheres não fazem lances de maneira diferente dos homens".   
Como pode ser lidono texto acima, os hormônios podem influenciar no comportamento humano. Além da influência comportamental, os hormônios podem desempenhar outras funções como, por exemplo:


regulação do crescimento e desenvolvimento dos organismos.
O sistema endócrino é formado por um conjunto de glândulas que secretam diferentes hormônios que vão atuar em alvos dentro do organismo. Junto com o sistema nervosocentral, o sistema endócrino funciona como um centro coordenador de muitas funções corpóreas. Os hormônios apresentam diversas características gerais relacionadas ao seu modo de atuação. Porém, diferem da ação do sistema nervoso por apresentar:


uma maior duração de sua ação.




Os hormônios, quanto à sua natureza, pode ser de origem hidrofílica ou hidrofóbica. Hormônios hidrofílicos possuem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • bio quimica
  • bio quimica
  • bio quimica
  • Bio quimica
  • Bio quimica
  • Bio quimica
  • quimica e bio quimica
  • Bio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!