Benefícios comprovados do whey protein:

Páginas: 5 (1011 palavras) Publicado: 20 de agosto de 2012
Benefícios Comprovados do Whey Protein:

Efeitos sobre o anabolismo muscular
A diminuição da massa muscular esquelética está associada à idade e à inatividade física. Já está comprovado que a manutenção ou o ganho de massa muscular esquelética, principalmente em pessoas idosas, contribui para uma melhor qualidade e prolongamento da vida. Exercícios físicos, principalmente os resistidos compesos, são de extrema importância para impedir a atrofia e favorecer o processo de hipertrofia muscular, melhorando a qualidade de vida dos indivíduos. Além disso, a nutrição exerce papel fundamental nesse processo. Pessoas fisicamente ativas e atletas necessitam de maior quantidade protéica que as estabelecidas para indivíduos sedentários. 
Esmarck et al. avaliaram o efeito da suplementaçãoprotéica (10g de proteínas provenientes do leite e da soja) em um grupo de 13 idosos, submetidos a programa de treinos resistidos com pesos, por 12 semanas. Avaliando o ganho de força (repetições máximas e medidas de força dinâmica e isocinética) e a hipertrofia muscular (biópsia e ressonância magnética), observaram que o grupo que recebeu suplementação, logo após a realização da sessão de exercícios,apresentou um ganho significantemente maior de força e de hipertrofia muscular, quando comparado com o grupo que recebeu a suplementação protéica apenas 2 horas após a realização dos exercícios.

Redução da Gordura Corporal
Atletas e pessoas fisicamente ativas procuram, a todo custo, manter um percentual baixo de gordura corporal, seja com o objetivo de melhorar o desempenho físico ou apenas parao bem estar físico e mental. Vários trabalhos têm mostrado que as proteínas do soro favorecem o processo de redução da gordura corporal, por meio de mecanismos associados ao cálcio, e por apresentar altas concentrações de BCAA.
Estudos mostram que o alto teor de BCAA das proteínas do soro afeta os processos metabólicos da regulação energética, favorecendo o controle e a redução da gorduracorporal. Em uma série de estudos, Layman, et al. mostraram que dietas com maior relação proteína/carboidratos são mais eficientes para o controle da glicemia e da insulina pós-prandial, favorecendo, dessa forma, a redução da gordura corporal e a preservação da massa muscular durante a perda de peso.
Efeitos sobre o Desempenho Físico
Estudos sugerem que o estresse oxidativo, produzido durante aatividade física, contribui para o desenvolvimento da fadiga muscular, diminuindo o desempenho. Sabe-se, ainda, que a glutationa é o principal agente antioxidante, o qual depende da concentração intracelular do aminoácido cisteína para ser sintetizado. Lands et al. compararam o efeito de um suplemento à base de proteínas concentradas do soro (WPC) e da caseína (placebo) sobre o desempenho físico deadultos jovens, medido por meio de teste isocinético em bicicletas. Administrando 20g/dia de WPC durante três meses, o grupo suplementado com WPC apresentou um aumento de 35,5% na concentração de glutationa. Além disso, os voluntários suplementados conseguiram gerar mais potência e maior quantidade de trabalho em testes de velocidade, sugerindo melhor rendimento. O provável efeito estaria relacionadoao alto teor de cisteína das proteínas do soro, o que resultaria em aumento da concentração de glutationa, com subseqüente redução da disfunção muscular causada pelos agentes oxidantes.

Controle de Peso – O whey protein contém componentes bioativos que ajudam a estimular a liberação de dois hormônios de supressão: a colecistoquinina (CCK) e glucagon-like peptide-1 (GLP-1).  Em apoio a isso, umnovo estudo descobriu que a proteína de soro de leite teve um impacto maior sobre a saciedade que a caseína, a proteína no leite outras.  Adicionando a proteína de soro de leite para um snack a meio do dia ou da bebida fornece energia saudável e pode ajudar a controlar a ingestão de alimentos na próxima refeição.
Câncer – Os pacientes com câncer submetidos à radioterapia ou quimioterapia muitas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Whey Protein benefícios para saúde e hipertrofia muscular
  • Whey protein
  • whey protein
  • whey protein
  • whey protein
  • whey protein
  • Estudo sobre Whey Protein
  • EDF Whey Protein

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!