bago bago

Páginas: 7 (1503 palavras) Publicado: 10 de outubro de 2013
 Conceitos básicos da engenharia de software
Software é todo o conjunto de programas, procedimentos, dados e documentação associados a um sistema em si.
Dois Tipos de produtos de software: Produtos genéricos – São sistemas produzidos por uma organização de desenvolvimento e vendidos no mercado para qualquer cliente disposto a comprá-los. Produtos sob encomenda -Sãoos sistemas encomendados por um determinado cliente. O software é desenvolvido especialmente para quele cliente por uma empresa de software. A diferença entre eles é que em produtos genéricos, a organização que desenvolve o software controla sua especificação. Para produtos encomendados, a especificação é normalmente desenvolvida e controlada pela organização que compra o software.Processo de software é um conjunto de atividades cujo objetivo é o desenvolvimento ou a evolução de software. Modelo de processo de software é uma representação simplificada de um processo de software, apresentado sob perspectiva específica.
CASE São sistemas de software que têm aintenção de fornecer apoio automatizado para atividades de processo de software.
Desafios-chave da engenharia de software – desafio da heterogeneidade, desafio de entrega, o desafio da confiança.
Gerenciamento de projetos
Análise de riscos Para iniciar qualquer projeto de software é fundamental que o gerente tenha em mãos todas as informações possíveis paraque o mesmo não tenha fracasso. Embora não se consiga uma certeza absoluta de prever o futuro, algumas ações são tomadas para minimizar o risco de insucesso de um projeto de software. É necessário prever riscos que impactam no não cumprimento dessas metas. Pode-se definir as grandes áreas:
Riscos de projeto- na podem ser identificados problemas que podem ocorrer acerca de orçamento, cronograma,pessoal, recursos de clientes e requisitos.
Riscos técnicos – identificação de problemas com implementação, de projeto, interface, verificação e manutenção.
Riscos de negócio – esse é um dos mais difíceis de prever, pois pode ocorrer do produto ficar pronto e mesmo assim o risco permanecer. Os problemas que podem ocorrer: construir um produto excelente, porém que ninguém quer; depois que oproduto estiver pronto, já não se encaixa nas necessidades da empresa; perder o apoio da alta administração por mudança de estratégia.
Três atividades importantes de gerenciamento. Planejamento de projeto – o gerenciamento eficiente de um projeto de software depende de um planejamento minuncioso do progresso do projeto. Os gerentes devem prever os problemas que podem ocorrer e preparar soluçõesexperimentais para esses problemas. Um plano elaborado no início de um projeto deve ser usado como guia e deve ser o melhor possível em face das informações disponíveis.
Cronograma do projeto – o desenvolvimento do cronograma do projeto é um dos trabalhos mais difíceis para um gerente de projeto. Os gerentes estimam tempo e recursos necessários para concluir atividades, organizando-as em umasequência coerente. A estimativa de cronograma é mais complicada pelo fato de que projetos diferentes podem usar métodos e linguagens de implementação diferentes. O desenvolvimeto do cronograma de projeto envolve a divisão do trabalho total de um projeto em atividades separadas e a valiação do tempo necessário para completar essas atividades.
Gerencimento de riscos- o gerenciamento de riscos está sendoconsiderado, cada vez mais, como uma das principais atividades dos gerentes de projeto. Ele consiste em prever os riscos que podem afetar o cronograma do projeto ou a qualidade do software que está sendo desenvolvido e tomar providências para evitar esses riscos. Existem três categorias de risco relacionadas: Riscos de projeto, Riscos de produto e Ricos de negócio.
Metodologias e modelos de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • meu bago
  • direito e meu bago
  • Bagos e ventres

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!