vivicula

4131 palavras 17 páginas
Índice de Tabelas TOC \h \z \c "Tabela" Tabela 1 Fases da Maturação PAGEREF _Toc390953127 \h 4
Índice de Imagens TOC \h \z \c "Imagem" Imagem 1 Exemplo da Casta Trincadeira PAGEREF _Toc390953016 \h 11
Índice de ilustrações TOC \h \z \c "Ilustração"
Ilustração 1 Fase de maturação da Uva PAGEREF _Toc390953098 \h 4Ilustração 2 Corte Esquemático do Bago PAGEREF _Toc390953099 \h 6
Índice de Gráfico TOC \h \z \c "Gráfico"
Gráfico 1 Evolução do Peso do Bago PAGEREF _Toc390953106 \h 5
Introdução
O conceito de vinho provém do grego antigo οἶνος, transl. oínos, através do latim vīnum, podendo definir o produto ou a planta conhecida como videira. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Vinho)
Trata-se, no âmbito genérico, de uma bebida alcoólica conseguida e produzida através da fermentação do líquido da uva.
Actualmente mantém-se como uma bebida legal entre os países da união europeia, e definido como resultado exclusivo da fermentação, parcial ou total, de uvas frescas podendo estas ser inteiras, esmagadas ou mosto.
O mosto é a referência que se dá à mistura açucarada destinada à fermentação alcoólica.
No nosso contexto, inserido na vinicultura nacional, estamos perante o termo adoptado quando nos queremos referir ao sumo das uvas frescas e que é utilizado numa fase anterior ao processo de fermentação.
Paralelamente, existe a possibilidade, devido á sua constituição química, que as uvas fermentem sem que necessariamente se adicionem açucares, ácidos, enzimas ou outros produtos.
A fermentação das uvas acontece através de diversos espécies de leveduras que vão consumir os açúcares presentes nas uvas levando-as à transformação que origina o álcool.
O tipo de vinho obtido irá depender da variedade de uvas e de leveduras utilizadas para a sua produção.
Ao longo da história o vinho sempre manteve a sua presença, remontando aproximadamente 6000 a.C., havendo indicação que o coloca geograficamente nos actuais territórios da Turquia, Irã ou Gregória.
Na Europa a

Relacionados