Bacharel

Páginas: 12 (2992 palavras) Publicado: 27 de setembro de 2014
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO AMAZONAS
ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO






LINGUAGEM VBA NO ARENA












manaus, ABRIL DE 2014.
LANA LIBÓRIO DE ARAÚJO
LETÍCIA OLIVEIRA DA SILVA
RAFAEL EVERTON DA ROCHA








LINGUAGEM VBA NO ARENA










manaus, ABRIL DE 2014.
SUMÁRIO



INTRODUÇÃO

Este trabalho tem o intuito deapresentar a relação do sofware ARENA e a linguagem VBA, para isso vamos considerar os seguintes conceitos de cada um:

O ARENA é um ambiente gráfico integrado de simulação, dotado de recursos para modelagem de processos, desenho e animação, análise estatística e análise de resultados. Este software foi desenvolvido pela empresa Rockwell Automation e encontra-se, atualmente, na sua 14ª versão.
Parao processo de criação do modelo de simulação neste software, não é necessária escrita de nenhuma linha de código, pois é feita de maneira gráfica e visual e de maneira integrada, no entanto, há a possibilidade de criar o modelo através de linhas de código, se for o caso.
Com o software ARENA, podemos modelar e simular diversos processos, entre os quais estão análises de processos industriais, defilas e de linhas de produção. Este software também permite prever o comportamento dos ambientes modelados, sem que haja necessidade de fazê‐lo no mundo real.
Além disso, ele é compatível com a plataforma adotada pelos softwares da Microsoft podendo ser utilizado conjuntamente com programas do pacote Microsoft Office Excel. Por esse motivo, o ARENA aceita códigos escritos em VBA (Visual Basicfor Applications), para uma melhor integração entre os usuários e o modelo de simulação.
A versão Visual Basic para Aplicativos é um ambiente completo de desenvolvimento, consistente com a versão de plataforma única do Visual Basic e compartilhada por todos os aplicativos do Microsoft Office. O Visual Basic interpreta um conjunto especial de comandos denominado biblioteca de objetos do Excel. OVisual Basic que vem com o Excel não é a única linguagem que poderá comunicar-se com a biblioteca de objetos. Qualquer linguagem que ofereça suporte à automação apoderá controlar o Excel.

Baseado nestes conceitos pertinentes, o seguinte trabalho de pesquisa será apresentada em tópicos explicativos, contendo definições, passo a passo dos comandos, exemplos e figuras ilustrativas para melhorcompreensão.
1. O QUE É VISUAL BASIC FOR APPLICATIONS - VBA

A linguagem Visual Basic for Applications descende do Visual Basic. Na verdade, é uma implementação do Visual Basic, voltada à aplicação. Visual Basic (VB) é uma linguagem orientada a eventos, adotada pelos programas que seguem a plataforma Windows (Microsoft Corporation). Já VBA é a utilização desta linguagem em aplicações (arquivos Excel,arquivos ARENA, arquivos WORD, etc.), permitindo a criação de Macros. Macro é uma série de comandos e instruções VBA armazenadas em um módulo Visual Basic que podem ser executadas quando o usuário desejar.
Além disso, através da linguagem VBA, podemos fazer aplicações que controlam outras aplicações. Por exemplo, um arquivo Excel com várias planilhas, contendo tabelas, gráficos, entre outrascoisas. Você pode escrever algumas rotinas em VBA (no Visual Basic Editor) que controlam, ou melhor, fazem uso do seu arquivo de planilhas, melhorando, entre outras coisas, a utilização do indivíduo que necessita fazer uso de seu arquivo Excel.

Descrição da linguagem – VBA

Os comandos VBA são escritos dentro de rotinas (módulos), para que possamos visualizar as ações do código, temos queexecutá‐las. Para isto, devemos pressionar o botão PLAY da barra de ferramentas do editor Visual Basic. Assim que for pressionada, uma macro será criada. Então, uma nova janela é aberta, pedindo um nome para a nova macro. Depois disso, o código é executado.

Comandos básicos:

Tipos de variáveis: há variáveis numéricas do tipo → Integer (números inteiros de 2 bytes, variando de ‐32.768 até...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Bacharel
  • Bacharel
  • Bacharel
  • Bacharel
  • Bacharel
  • Bacharel
  • Bacharel
  • bacharel

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!