Filosofia - o prazer do pensa

Páginas: 6 (1388 palavras) Publicado: 27 de setembro de 2014
Resenha


Filosofias: O Prazer do Pensar

Euvaldo Cotinguiba Gomes1


O ensino de Filosofia, no Brasil, tornou-se obrigatório há bem pouco tempo. Isso não significa que não tenhamos vocação ao filosofar e, mesmo boas produções na área, mas esse pequeno detalhe tem fomentado o surgimento de inúmeros textos sobre o tema e trazido boas novidades ao meio. Entre essas boas notícias enovidades vem sendo editado pela WMF Martins Fontes a Coleção Filosofias: O Prazer do Pensar. O projeto tem como objetivo apresentar a filosofia a partir dos seus diversos temas em livros curtos e tornar o exercício filosófico uma prática prazerosa. A coordenação do projeto é da Filósofa Marilena Chauí e do Professor Juvenal Savian Filho. Marilena Chauí é uma de nossas intelectuais mais respeitadas, naatualidade, seja por sua produção intelectual, seja pelos seus posicionamentos políticos, bastante contundentes no seio da sociedade, como um todo. O professor Savian é do meio acadêmico, menos conhecido do grande público, mas também, importante pensador de temas ligados à filosofia, com sólida formação acadêmica. Atualmente é leciona na Universidade Federal de São Paulo.
Das muitaspublicações surgidas, nos últimos anos, a Coleção Filosofias: O prazer do pensar mostra-se bastante eficaz e amadurecida. É simples, mas não simplória; curta, mas não escassa de informações e de profundidade nos temas tratados; de fácil acesso, sem isentar-se de critérios críticos e visão de conjunto no seu todo. Cumpre muito bem o papel ao qual se destina, introduzir os diversos temas que perpassam o mundofilosófico. Nesse quesito, sai à frente de tantas outras existentes no mercado, pois já está em pleno acordo com as orientações curriculares do ensino médio de Filosofia, isso ajuda significativamente aos pesquisadores de material para o desenvolvimento da disciplina em salas de aula. É um conteúdo claro daquilo que se quer da disciplina no ambiente escolar, fazer pensar, refletir, indagar,construir massa crítica numa sociedade que viveu adormecida e desatenta a isso nas décadas de ausência da disciplina no currículo nacional, seja pela proibição, fruto do sistema ditatorial seja por opção de muitos setores da sociedade que tinham como modelo educacional uma pedagogia conservadora e acrítica.
Um aspecto a ressaltar nesses pequenos livros é a forma como são abordados temas de difíciltratamento no mundo acadêmico e filosófico. Mesmo os mais “experts” filósofos, por vezes perdem-se na erudição. Isso não ocorre nesses pequenos livros, pois seus textos são leves. Ilustrados com passagens clássicas da filosofia, ganham ares suaves devido ao tamanho dos textos transcritos, possibilitando uma leitura, quase recreativa da filosofia. Supera-se aquele aspecto “carrancudo” dos meiosintelectuais, sem tornar-se banal. A estrutura do texto traz ao leitor informações precisas sobre a filosofia e seus temas, além de possibilitar a construção do pensamento filosófico com abrangência geral e, mesmo sendo temática cumpre o papel de uma formação histórica, quando utiliza fragmentos de diversos textos clássicos e de diferentes pensadores e momentos da história do pensamento filosófico. É comose conduzisse o leitor numa academia filosófica, exercitando aqui e ali um tema/exercício que ao final resultará na construção de um corpus filosófico. Essa característica comum, em todos os volumes, cria algo imprescindível a toda boa coleção: o sentido de unidade ao projeto, possibilitando ao leitor começar pelo primeiro ou pelo último volume, o que experimentará será a mesma sensação decontinuidade e uniformidade. Constrói no leitor aquilo que é muito escasso em nossos dias, nos diversos campos do conhecimento, que é um projeto no sentido de formação, tão escasso e caro devido ao modelo de ciência positivista preponderante em todos os nossos campos de saberes e de formação.
Rapidamente chamo atenção a dois volumes, o de autoria da própria Marilena Chauí, por ser o texto de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O prazer
  • Prazer
  • Prazer
  • Muitos prazeres
  • O prazer
  • Prazer
  • APRENDER COM PRAZER, PRAZER EM APRENDER!
  • pensa e imagine

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!