ENGENHARIA

Páginas: 4 (886 palavras) Publicado: 27 de setembro de 2014
FLUXOGRAMA
Fluxograma é um tipo de diagrama, e pode ser entendido como uma representação esquemática de um processo, muitas vezes feito através de gráficos que ilustram de forma descomplicada atransição de informações entre os elementos que o compõem. Podemos entendê-lo, na prática, como a documentação dos passos necessários para a execução de um processo qualquer. É uma das Sete Ferramentasda Qualidade. Muito utilizada em fábricas e indústrias para a organização de produtos e processos.

 O termo Fluxograma designa uma representação gráfica de um determinado processo ou fluxo detrabalho, efetuado geralmente com recurso a figuras geométricas normalizadas e as setas unindo essas figuras geométricas. Através desta representação gráfica é possível compreender de forma rápida efácil a transição de informações ou documentos entre os elementos que participam no processo em causa.
 O fluxograma pode ser definido também como o gráfico em que se representa o percurso ou caminhopercorrido por certo elemento (por exemplo, um determinado documento), através dos vários departamentos da organização, bem como o tratamento que cada um vai lhe dando.
 A existência de fluxogramaspara cada um dos processos é fundamental para a simplificação e racionalização do trabalho, permitindo a compreensão e posterior otimização dos processos desenvolvidos em cada departamento ou área daorganização.
 

As etapas do fluxograma são apresentadas utilizando-se figuras geométricas que podem ser círculos, triângulos, retângulos, linhas ou setas, sendo que cada símbolo possui umsignificado importante. Quando pretendemos descrever um processo através de fluxogramas, as formas mais comuns de disposição são: de forma linear (Fluxograma Linear) ou de forma matricial (FluxogramaFuncional ou Matricial).
 O fluxograma linear é um diagrama que exibe a sequência de trabalho passo a passo que compõe o processo. Esta ferramenta ajuda a identificar retrabalhos, redundâncias ou etapas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Engenharia
  • Engenharia
  • Engenharia
  • Engenharia
  • Engenharia
  • Engenharia
  • Engenharia
  • Engenharia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!