Avaliação, mensuração e reconhecimento do ativo

Páginas: 13 (3133 palavras) Publicado: 27 de março de 2012
UNIVERSIDADE DA CIDADE DE SÃO PAULO


CURSO CIÊNCIAS CONTÁBEIS




PESQUISA REALIZADA REFERENTE À AVALIAÇÃO, MENSURAÇÃO E RECONHECIMENTO DO ATIVO, LEI 11.638/2007 PARA A MATÉRIA DE AUDITORIA COM O PROF. WAGNER PAGLIATO
































SÃO PAULO


2011






PESQUISA REALIZADA REFERENTE À AVALIAÇÃO,MENSURAÇÃO E RECONHECIMENTO DO ATIVO, LEI 11.638/2007 PARA A MATÉRIA DE AUDITORIA COM O PROF. WAGNER PAGLIATO






Pesquisa apresentada no curso de Graduação da Universidade da Cidade de São Paulo, curso de Ciências contábeis, para complemento de ensino e avaliação da matéria Auditoria no período do 7° semestre.












SÃO PAULO2011
SUMÁRIO.


1 INTRODUÇÃO 04
2 DEFINIÇÕES DO ATIVO 05
3 CONCEITO DE AVALIAÇÃO 05
4 RECONHECIMENTO DO ATIVO 06
5 MENSURAÇÃO DE ATIVO 07
6 OBJETIVO DA AVALIAÇÃO, RECONHECIMENTO 08
E MENSURAÇÃO DOS ATIVOS
7 IMPAIRMENT 10
8 CONCLUSÃO 13
9 BIBLIOGRAFIA 14

1. INTRODUÇÃO


O presente artigotem como objetivo, mostrar de forma objetiva a avaliação, o reconhecimento e a mensuração do Ativo segundo a Lei 11.638/07 das Normas Internacionais Contábeis, a pesquisa foi realizada com base em artigos científicos e foram exemplificadas algumas das contas do Balanço Patrimonial, a fim de facilitar o entendimento dos mesmos.


2. DEFINIÇÕES ATIVOS
Analisando diversos conceitos, foiverificado que há condições de se efetuar uma relação em ordem cronológica sobre os conceitos de Ativo, descrito por vários autores no decorrer dos tempos, como exemplo podemos destacar Panton (1924), apud Iudícibus (1997: 94) “Ativo é qualquer contraprestação ou não, possuída por uma empresa e que tenha valor para ela”; aqui o autor destacou o valor e o poder de troca que os mesmos terão, poisdo contrário não teria sentido figurar em seu patrimônio. Outro conceito bem atual defendido por Iudícibus & Marion (1999: 145), “Ativo, pode ser conceituado como algo que possui um potencial de serviços em seu bojo, para a entidade capaz, direta ou indiretamente, mediata ou no futuro, de gerar fluxos de caixa”.
O ativo para ser considerado como tal, deve trazer consigo algo que possa serutilizado pela empresa e que possa auxiliar na geração de resultados pelo menos dentro do prazo de sua vida útil.






3. CONCEITO DE AVALIAÇÃO

Avaliação, segundo Ferreira (1986:2005) é o “ato ou efeito de avaliar; apreciação; análise; valor determinado pelos avaliadores”, dando uma noção mais restrita a itens monetários.
Quando se está falando em avaliação hánecessidade de se pensar em dois fatores importantes: os itens monetários e os não monetários, pois estes irão se complementar. Iudícibus (1999) destaca que “é claro que a mensuração monetária é o último estágio, o que parece nas demonstrações. Em cadastro básico mais amplo, nada impede que se delineiem outras características do ativo, mas estas ficam escondidas do usuário”.

4. RECONHECIMENTO DOATIVO







O reconhecimento inicial de um ativo no balanço patrimonial acontece apenas quando a entidade se torna parte das disposições contratuais do instrumento, ou seja, a compra ou a venda de um ativo deve ser reconhecido conforme aplicável, usando a contabilização pela data da negociação ou pela data de liquidação.
Quando é definido o método usado, negociação ou liquidezdeve ser aplicado para todas as compras e vendas de ativos. Não pode utilizar um tipo de método para compra, e outro método para venda. O método utilizado para um lançamento de Ativo deve ser respeitado para todos os demais lançamentos de Ativos.
A data de negociação é a data em que a entidade se compromete em comprar ou vender um ativo, ou seja, quando a entidade compra um ativo, ainda...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Definição, Reconhecimento e Mensuração de Ativos
  • AVALIAÇÃO E MENSURAÇÃO DO ATIVO E PASSIVO
  • Avaliação e mensuração do ativo e do passivo
  • Mensuração e avaliação do ativo e passivo
  • Avaliação e mensuração do ativo e do passivo
  • Avaliaçao e mensuração do ativo e passivo
  • Avaliação e mensuração do ativo e do passivo
  • Reconhecimento e critérios de avaliação de ativos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!