Avalia o e Mensura o do Ativo e do Passivo

Páginas: 9 (2147 palavras) Publicado: 6 de junho de 2015
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 03
DEFINIÇÕES DE MENSURAÇÃO DO ATIVO E DO PASSIVO 04
REVISÃO DOS CONCEITOS ATIVO, PASSIVO E PATRIMÔNIO LÍQUIDO 04
ATIVO 04
PASSIVO 05
PATRIMÔNIO LÍQUIDO 05
AVALIAÇÃO E MENSURAÇÃO DO ATIVO 05
Avaliação e mensuração 05
Atributos básicos na mensuração de ativos 05
FORMAS DE AVALIAÇÃO DE ATIVO 06
Valores de entrada 06
Custo histórico 06
Custo histórico corrigido 07
Custocorrente 07
Custo corrente corrigido 07
Valores de saída 07
Valor líquido realizável 07
Valor de liquidação 07
Equivalentes correntes de caixa 07
Valor presente do fluxo de benefícios futuros 08
AVALIAÇÃO E MENSURAÇÃO DO PASSIVO 08
PASSIVO EXIGÍVEL 08
RECONHECIMENTO DE PASSIVOS 08
MENSURAÇÃO DE PASSIVOS EXIGÍVEIS 09
MENSURAÇÃO DE PASSIVOS EXIGÍVEIS MONETÁRIOS 09
MENSURAÇÃO DE PASSIVOS EXIGÍVEIS NÃOMONETÁRIOS 09
PROVISÃO PARA RISCOS FISCAIS E OUTROS PASSIVOS CONTINGENTES 09
CONCLUSÃO 11
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12



INTRODUÇÃO

O trabalho tem como objetivo apresentar a avaliação e mensuração do ativo e passivo, apresentando diversas formas de informar às mutações que ocorrem no patrimônio das empresas e organizações.























DEFINIÇÕES DE MENSURAÇÃO DO ATIVO E DO PASSIVO.Mock e Grove, citados por Guerreiro, definem sistema de mensuração com: “(...) conjunto de procedimentos que atribui números a objetos e eventos com o objetivo de prover informações válidas, confiáveis, apropriadas e econômicas para os tomadores de decisões”.
A mensuração pode ser considerada como uma aproximação, uma vez que retrata, numericamente, as propriedades dos eventos e objetos.Analisa-se, inicialmente, a seguinte definição: “patrimônio é uma combinação de valores econômicos amealhados, formando um conjunto de riqueza destinada a conseguir resultado” (D’Áuria, Contabilidade Geral, 1956).
Tal resultado, mencionado, anteriormente, ocorre no sistema patrimonial e é obtido pelo acréscimo de riqueza que se consegue, quando se trabalha com elementos positivos e adequados. Assim, os finspatrimoniais serão alcançados por meio da utilização de recursos econômicos aptos para essa finalidade, como os bens atuais disponíveis e os futuros bens econômicos esperados, os quais representam o ativo. Dessa forma, pode-se entender que o ativo é um conjunto de forças positivas que pode conter também uma parte negativa representada pelo passivo exigível de curto ou longo prazo.
Por isso, oresultado obtido mediante utilização de ativos, será mensurado ao comparar-se o patrimônio líquido inicial, com aquele apresentado ao final do período. Nessa diferença apurada estarão refletidos os critérios adotados na mensuração dos ativos e passivos exigíveis, bem como a metodologia utilizada para reconhecer as receitas e despesas.

REVISÃO DOS CONCEITOS ATIVO, PASSIVO E PATRIMÔNIO LÍQUIDO.ATIVO
“... são benefícios econômicos futuros prováveis, obtidos ou controlados por uma dada entidade em consequência de transações ou eventos passados”.(Hendriksen, SFAC 6, parágrafo 25).
Ampliando-se um pouco mais os conceitos acima, pode-se, então, concluir que o ativo representa os futuros resultados econômicos, expressos monetariamente ao valor presente, que uma entidade espera obter, mediante aaplicação de recursos tangíveis ou intangíveis, cuja posse ou controle ela detém, com o objetivo de dar continuidade à entidade.
PASSIVO
O passivo representa as obrigações que uma entidade assume perante terceiros para obter ativos ou realizar serviços e essas obrigações, normalmente, são resultantes de transações que ocorreram no passados ou no presente, no entanto, devem ser liquidadas no futuro.(Sprouse e Moonitz, 1962).
Assim, o passivo representa prováveis sacrifícios econômicos que ocorrerão no futuro que são provenientes de obrigações atuais de uma entidade particular quando transferem ativos ou fornecem serviços a outras organizações no futuro, como resultado de transações ou eventos que ocorreramno passado. (Kenneth Most, Accounting Theory, 1986).
PATRIMÔNIO LÍQUIDO
O patrimônio...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O Passivo E Sua Mensura O
  • ATIVO E SUA MENSURA O
  • Passivo e ativo
  • Ativo E Passivo
  • Ativo e passivo
  • O que é ativo e passivo?
  • passivo e ativo
  • Ativo/Passivo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!