Atrito

Páginas: 7 (1527 palavras) Publicado: 5 de novembro de 2013



CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO – EP


Disciplina:
FÍSICA I


Período:
2013.2
PROF. ROGÉRIO ALMIRO

ALUNO(A):



Introdução ao ATRITO

De forma mais resumida possível, atrito é a fricção entre duas superfícies. Isso ocasiona uma certa resistência ao movimento. De uma forma mais completa, o atrito  é um estado de aspereza ou rugosidade entre dois sólidos em contato, quepermite a troca de forças em uma direção tangencial à região de contato entre os sólidos.
O fato de existir atrito entre dois sólidos não implica, necessariamente, a existência de uma força de atrito entre eles.
O sentido da força de atrito é sempre contrário ao deslizamento ou à tendência de deslizamento entre sólidos em contato.











Matematicamente podemos calcular a força deatrito a partir da seguinte equação:
Fat= μ.N
Onde:
-μ (letra grega mi) é chamado de coeficiente de atrito que depende da natureza dos corpos em contato e do estado de polimento e lubrificação da superfície. Essa é uma grandeza adimensional, ou seja, ela não tem unidade.
- N é a força de compressão normal entre as superfícies em contato.


Atrito estático
Ocorre entre dois sólidos queexiste atrito e, embora não haja movimento relativo entre eles, há uma tendência de deslizamento, isto é, há uma solicitação ao movimento, vai surgir uma força de atrito no sentido de evitar o deslizamento relativo, que se chamara força de atrito estática.
Não havendo deslizamento a força de atrito estática tem intensidade igual à da força que solicitou o sistema a se mover, força que é chamada deforça motriz.
Resumo deste tipo de atrito: É aquela força que ocorre enquanto não houver movimento.
Enquanto o atrito for estático, à medida que for aumentando a força motriz, a força de atrito também aumentará de modo a equilibrar a força motriz e impedir o movimento.
Existe um valor máximo, porque não cresce indefinidamente, e é chamado de força de atrito de destaque.

Fat = µe . N,Onde µe é o coeficiente de atrito estático
e N é a força normal (N = P = m.g)

Exemplo1: O sistema de freios ABS. Neste sistema quando os pneus vão derrapar por efeito dos freios, um sistema de controle diminui a força da derrapagem, aumentando os pneus no limite de escorregamento. Por mais que o motorista pressione o pedal do freio, as rodas não derraparam, mas ficam na eminência dederrapar.
O atrito entre os pneus e o solo é mantido no máximo atrito estático, para o qual o coeficiente de atrito é maior.
Exemplo2: Nos carros de corrida precisa-se de muita aceleração, tanto para diminuir quanto para aumentar a aceleração. No entanto quando se freia ou acelera o carro a uma troca de força de atrito entre o pneu e o solo. Assim, o valor da aceleração fica limitado pela força deatrito máxima.
A maior força de atrito ocorre na situação de máximo atrito estático, sem derrapamento, e é por isso que os projetistas fazem os pneus mais largos e com borrachas especiais, que tenham alto coeficiente de atrito com o asfalto.


Atrito cinético
Ocorre quando uma força de atrito age em um corpo qualquer que esta em movimento (cinemática ou dinâmica). Para velocidades menores que5m/s, a força de atrito cinético é praticamente constante e dado por
Fat = µc . N
Onde µc é o coeficiente de atrito cinético
e N é a força normal (N = P = m.g)

LEITURA COMPLEMENTAR – APLICAÇÃO TECNOLÓGICA
O freio ABS ou travão ABS (acrônimo para a expressão alemã Antiblockier – Bremssystem, embora mais frequentemente traduzido para a inglesa Anti-lock Braking System) é um sistema defrenagem (travagem) que evita que a roda bloqueie (quando o pedal de freio é pisado fortemente) e entre em derrapagem, deixando o automóvel sem aderência à pista. Assim, evita-se o descontrole do veículo (permitindo que obstáculos sejam desviados enquanto se freia) e aproveita-se mais o atrito estático, que é maior que o atrito cinético (de deslizamento). A derrapagem é uma as maiores causas ou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Atrito
  • Atrito
  • ATRITO
  • Atrito
  • Atrito
  • ATRITO
  • Atrito
  • Atrito

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!