ATPS PEDRO FABIANO

Páginas: 9 (2167 palavras) Publicado: 5 de junho de 2015
1- Instrumentos facilitadores dos processos de gestão da qualidade

Quais os seus objetivos.
MASP- Embora sejam decorrentes do mesmo conceito (PDCA), as etapas e passos do MASP encontrados na literatura podem ter pequenas diferenças. Algumas etapas podem ser apresentadas juntas, outras separadas, de acordo com a visão do autor mas, em geral, a estruturação é a mesma. O objetivo desta ferramentade qualidade é resolver problemas complexos relacionados a serviços, produtos ou processos dentro da empresa. A estrutura de oito etapas apresentada abaixo é a mais conhecida e mais utilizada em grupos de melhoria e em Círculos de Controle da Qualidade – CCQ:
1. Identificação do problema: Definir claramente o problema e reconhecer sua importância.
2. Observação: Investigar as característicasespecíficas do problema com uma visão ampla e sob vários pontos de vista.
3. Análise: Descobrir as causas fundamentais.
4. Plano de ação: Conceber um plano para bloquear as causas fundamentais.
5. Ação: Bloquear as causas fundamentais.
6. Verificação: Verificar se o bloqueio foi efetivo.
7. Padronização: Prevenir contra o reaparecimento do problema.
8. Conclusão: Recapitular todo o processo de soluçãodo problema para trabalho futuro.

8D - Ou 8 Disciplinas é uma metodologia de solução de problemas para melhoria contínua e aprendizado de um processo ou produto. Esta metodologia se baseia em alguns pilares básicos que são as disciplinas.

1. Definição da equipe de trabalho;
2. Descrição do problema;
3. Implantação da ação de contenção imediata;
4. Análise e investigação da causa e raiz
5.Implantação do plano de ações corretivas baseadas na causa e raiz
6. Verificação da eficácia das ações corretivas;
7. Sistematização para prevenção de recorrência do problema;
8. Agradecimento à equipe.
O 8D teve sua popularização junto à Ford Company a partir da década de 80. De lá para cá, o 8D se tornou um processo estruturado para solução de problemas, utilizado em muitas empresas, devido sobretudoa sua eficácia e clareza.

FMEA - É usada para determinar os potenciais modos de falha antes mesmo de o projeto ser finalizado ou do produto chegar ao consumidor. Este curso irá mostrar como o trabalho em equipe pode ser orientado para desenvolver a postura preventiva necessária, tendo em vista a competitividade e a imagem da empresa. Os participantes irão constatar que a aplicação da FMEAcontribui, significativamente, para a redução das campanhas de recall e melhor controle dos custos do projeto, manufatura, manutenção e assistência técnica.
Diagrama de Causa x Efeito - O Diagrama de Ishikawa serve para que os envolvidos na solução de um processo industrial consigam visualizar melhor o efeito indesejado ocorrido e as suas possíveis causas. Além disso, a ferramenta também estrutura deforma hierárquica as causas em potencial, bem como as oportunidades de melhoria.
Essa ferramenta também compõe um planejamento ainda maior dentro de uma indústria, integrando uma das sete ferramentas do Planejamento da Qualidade, todas desenvolvidas por Ishikawa. Elas, por sua vez, alcançaram maior sucesso ao participarem da instrução dos Círculos de Controle de Qualidade (CCQ), que saiu do orientee hoje é aplicado em todo o mundo.

CEP - O Controle Estatístico de Processo (CEP) tem como objetivo monitorar um produto ou serviço durante seu processo de produção, pois caso apresente problemas, seu processo será interrompido para que as falhas sejam sanadas e o mesmo retorne a sua condição normal.

5S - É a manutenção da ordem do seu local de trabalho, de forma que ele permaneça sempreorganizado, arrumado e limpo, sob condições padronizadas e com a disciplina necessária para que se consiga o melhor desempenho nas atividades de cada um e, sendo assim desenvolvido, seja levado para dentro dos lares.
Os sensos são:
- S E I R I - Senso de Utilização;
- S E I T O N - Senso de Ordenação;
- S E I S O - Senso de Limpeza;
- S E I K E T S U - Senso de Saúde;
- S H I T S U K E - Senso de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Atps Pedro
  • ATPS Contabilidade geral
  • Fabiano
  • Fabiano
  • Fabiano
  • Fabiano
  • FABIANO
  • fabiano

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!