ATPS DE ESTRUTURA PARA CORRE O

Páginas: 7 (1692 palavras) Publicado: 28 de julho de 2015

ETAPA 2

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE tem como principal função prover recursos e executar ações para o desenvolvimento da educação, procurando garantir um ensino de qualidade a todos os brasileiros. Seus recursos são direcionados aos estados, ao Distrito Federal, aos municípios e organizações não-governamentais para atendimento às escolas públicas de educação básica.Tem como objetivo captar recursos e realizar ações para o desenvolvimento da educação através de vários programas que envolvem a Educação Básica, visando garantir ensino de qualidade a todos os brasileiros.
PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar)
Criado em 1954, transfere recursos financeiros para os estados e municípios para compra de gêneros alimentícios, garantindo, assim, a alimentaçãoescolar dos alunos de educação infantil e do ensino fundamental, inclusive os das escolas indígenas.
O valor per capita repassado por cada dia é de 0,22 por aluno de creches públicas e filantrópicas, por estudante do ensino fundamental e da pré-escola e de 0,44 para os alunos das escolas indígenas que estão localizadas em comunidade quilombolas.
Programa Brasil Alfabetizado
Colabora parauniversalizar o ensino fundamental, promovendo o apoio a alfabetização de jovens com 15 anos ou mais, adultos e idosos.
Seus recursos são destinados a capacitação de alfabetizadores por meio de parcerias com Estados, municípios, Universidades, empresas privadas, organizações não-governamentais e da sociedade civil de interesse público
PNLD (Programa Nacional do Livro Didático)
O seu objetivo é proporcionar um material didático de qualidade gratuitamente, as escolas das redes federal, estadual e municipal e as entidades parceiras do programa Brasil Alfabetizado. Ele abrange todo o ensino fundamental público, inclusive a alfabetização.
PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola)
Seus recursos são destinados a: aquisição de material permanente, de manutenção e de consumo necessários para manter ofuncionamento da escola; capacitar e aperfeiçoar os profissionais da educação; avaliar a aprendizagem; implementar o projeto pedagógico; e desenvolver atividades educacionais.
O valor que cada escola recebe está baseado no número de alunos matriculados no ensino fundamental ou na educação especial apontados pelo Censo Escolar no ano anterior.
Peja (Apoio ao Atendimento á Educação de Jovens e Adultos)É um meio de assistência suplementar utilizado para aquisição de livro didático, contratação temporária de professores, formação continuada de docentes e aquisição de gêneros alimentícios.
PNATE (Programa Nacional de Alimentação Escolar)
Transfere recursos financeiros de caráter suplementar aos Estados e Municípios para serem gastos com o transporte escolar de alunos da educação básica pública dazona rural.
PNBE (Programa Nacional Biblioteca na Escola)
Procura incentivar a leitura e o acesso a cultura a alunos, professores e a comunidade em geral. Através desse programa são distribuídos livros de literatura brasileira e estrangeira, infanto-juvenil, clássica, de pesquisa, de referência e outros materiais de apoio.
PNSE (Programa Nacional de Saúde do Escolar)
Concede apoio financeiro aosmunicípios para a aquisição e distribuição de óculos aos alunos matriculados na 1ª série do ensino fundamental das escolas públicas municipais e estaduais que estão com problemas de visão.




Etapa 3

“O papel dos profissionais do magistério e dos movimentos associativos e na organização escolar.


O professor penso ensinar o que sabe, o que recolheu dos livros e da vida. Mas o aluno aprende doprofessor não necessariamente o que o outro quer ensinar, mas aquilo que quer aprender. Assim, o aluno pode aprender o avesso ou o diferente do que o professor quer ensinar. Ou aquilo que o mestre nem sabe que ensinou, mas o aluno reteve. O professor, por isso, ensina também o que não quer, algo de que não se dá conta e passa silenciosamente pelas paredes da sala.”
Afonso Romano de Sant’Anna...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Atps Corre O
  • ATPS DE ESTRUTURA
  • Atps Estrutura
  • Atps Estrutura
  • Atps estrutura
  • atps estrutura
  • atps estrutura
  • ATPS ESTRUTURA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!