ATPS CONTABILIDADE AVANCADA

Páginas: 14 (3434 palavras) Publicado: 16 de junho de 2015

UNIVERSIDADE ANHAGUERA – INTERATIVA UNIDERP
Ciências Contábeis – 7º PERÍODO – POLO MACAÉ








Renata de Moraes Castro RA 2806648018







DESAFIO DE APRENDIZAGEM
Contabilidade Avançada I








Tutora: Alcinéia Aguiar
Macaé/ RJ


Etapa: 1
“Aplicações de Recursos em Títulos e Valores Mobiliários e Outros Ativos”.
1 - O que são títulos de crédito? E qual a classificação contábil?
Titulo deCrédito, são papeis emitidos por entidades financeiras ou por entidades não financeiras com o objetivo de captação de recursos no mercado financeiro, tendo estes prazos de vencimento e rendem juros pré-fixados ou pós-fixados. Os títulos de créditos somente possuem efeitos quando preenche os requisitos da lei. A omissão de qualquer requisito legal, que tire ao escrito a sua validade como título decrédito, não implica a invalidade do negócio jurídico que lhe deu origem.
Requisitos e Regra Gerais:
Deve o título de crédito conter a data da emissão, a indicação precisa dos direitos que confere, e a assinatura do emitente.
É à vista o título de crédito que não contenha indicação de vencimento.
Considera-se lugar de emissão e de pagamento, quando não indicado no título, o domicílio do emitente.O título poderá ser emitido a partir dos caracteres criados em computador ou meio técnico equivalente e que constem da escrituração do emitente, observados os requisitos mínimos previstos neste tópico.
Consideram-se não escritas no título a cláusula de juros, a proibitiva de endosso, a excludente de responsabilidade pelo pagamento ou por despesas, a que dispense a observância de termos eformalidade prescrita, e a que, além dos limites fixados em lei, exclua ou restrinja direitos e obrigações.
O título de crédito, incompleto ao tempo da emissão, deve ser preenchido de conformidade com os ajustes realizados.
O descumprimento dos ajustes previstos pelos que deles participaram, não constitui motivo de oposição ao terceiro portador, salvo se este, ao adquirir o título, tiver agido de má-fé.Aquele que, sem ter poderes, ou excedendo os que têm, lança a sua assinatura em título de crédito, como mandatário ou representante de outrem, fica pessoalmente obrigado, e, pagando o título, tem ele os mesmos direitos que teria o suposto mandante ou representado.
Transferência:
A transferência do título de crédito implica a de todos os direitos que lhe são inerentes.
O portador de títulorepresentativo de mercadoria tem o direito de transferi-lo, de conformidade com as normas que regulam a sua circulação, ou de receber aquela independentemente de quaisquer formalidades, além da entrega do título devidamente quitado.
Enquanto o título de crédito estiver em circulação, só ele poderá ser dado em garantia, ou ser objeto de medidas judiciais, e não, separadamente, os direitos ou mercadorias querepresenta.
O título de crédito não pode ser reivindicado do portador que o adquiriu de boa-fé e na conformidade das normas que disciplinam a sua circulação.
Quitação ou Pagamento Parcial:
Fica validamente desonerado o devedor que paga título de crédito ao legítimo portador, no vencimento, sem oposição, salvo se agiu de má-fé.
Pagando, pode o devedor exigir do credor, além da entrega do título,quitação regular.
Não é o credor obrigado a receber o pagamento antes do vencimento do título, e aquele que o paga, antes do vencimento, fica responsável pela validade do pagamento.
No vencimento, não pode o credor recusar pagamento, ainda que parcial.
No caso de pagamento parcial, em que se não opera a tradição do título, além da quitação em separado, outra deverá ser firmada no próprio título.Salvo disposição diversa em lei especial, regem-se os títulos de crédito pelo disposto no Código Civil.


2 - O que são valores mobiliários? E qual a classificação contábil?
Papeis emitidos por entidades financeiras ou não que representa frações de um patrimônio. Tem um conceito altamente relevante para o mercado. Na determinação de um título como mobiliário, significa dizermos que ele deve se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Atps contabilidade avançada ii
  • atps contabilidade avançada
  • atps contabilidade avançada
  • ATPS CONTABILIDADE AVANCADA I
  • ATPS De Contabilidade Avancada II
  • ATPS CONTABILIDADE AVANÇADA
  • ATPS Contabilidade Avançada I
  • ATPS CONTABILIDADE AVANCADA I

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!