Atividade Física e Qualidade de Vida

Páginas: 10 (2267 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
Atividade Física e Qualidade de Vida

Autores: Paula Ferraz da Silva¹; Renata Marcela Ornellas Targa²; Vinícius Silva de Oliveira³; Walter Jacinto Nunes4; Marcelo Cardozo5

1. Discente do Curso de Licenciatura Plena em Educação Física da UFRuralRJ; 2.Bolsista de Iniciação Científica do PIBIC/CNPq/UFRuralRJ,Discente do Curso de Licenciatura Plena em Educação Física; 3.Estagiário de IniciaçãoCientifica do PIC/UFRuralRJ, Discente do Curso de Licenciatura Plena em Educação Física da UFRuralRJ; 4. Professor Doutor do Departamento de Educação Física e Desportos da UFRuralRJ; 5. Profissional de Educação Física e Membro do grupo de pesquisa NICED-Núcleo de Investigação Científica em Educação Física da UFRuralRJ.

Palavras-chave: (saúde, longevidade, auto-estima.)

Resumo

Inseridono contexto das transformações sociais que culminam no aumento da expectativa de vida, o presente estudo teve como objetivo principal investigar os benefícios obtidos por indivíduos participantes do Projeto Melhor Qualidade de Vida em Paracambi. Os participantes responderam a uma entrevista, evidenciando melhorias de qualidade de vida, com redução de diversos problemas de saúde. Os resultados sãodiscutidos com base na necessidade de desenvolvimento de programas que combinem a prática de atividade física com o lazer a uma maior inserção social, como forma de complementar tratamento de problemas de saúde.

Abstract

Inserted in a context of social changes that made the expectation of life increase, this research had the main goal checking the benefits obtained by people who participatedin the Projeto Melhor Qualidade de Vida em Paracambi. The participants answered questions in interviews showing the improvement of life quality with the reduction of a bunch of health problems. The results are discussed based on the necessity of developing programs which combine the practice of physical activities with enjoyment to a bigger social insertion as a way of compliment the treatment ofhealth problems.

Introdução

Os recentes avanços nos diversos setores da atividade humana têm resultado em melhoria da qualidade de vida e, em conseqüência, proporcionado um aumento da expectativa de vida em diversos países. Entretanto, como afirmam ANDRADE JÚNIOR et al. (2004), a saúde ainda tende a ser entendida como a simples ausência de doença.
Tal concepção vem sendo questionada. Oaumento da expectativa de vida leva à necessidade de reavaliação do que é uma vida saudável, não mais sendo aceito que as doenças e a diminuição da qualidade de vida são conseqüências naturais e inevitáveis de uma idade avançada.
Se as alterações relacionadas com o envelhecimento são devidas primariamente ao estilo de vida, então a manutenção de uma atividade física, ao longo da adolescência eidade avançada, pode prevenir ou retardar muitas das adversas conseqüências do processo de envelhecimento.(CAMPOS, 2000, p. 81).
De acordo com MCARDLE (2003), logo após os 30 anos, a capacidade funcional sofre uma deterioração variando em qualquer idade, refletindo uma queda das medidas fisiológicas. O envelhecimento associado à inatividade colabora a atenuar as modificações funcionais que paraCOSSENZA & CARVALHO (1999), repercute no déficit da freqüência cardíaca máxima, capacidade vital, débito cardíaco, taxa metabólica basal, massa muscular, força, velocidade de condução nervosa, consumo máximo de oxigênio e o acréscimo da gordura corporal expandida.
No Brasil, segundo a projeção estatística da Organização Mundial da Saúde, entre 1950 e 2025, a população de idoso crescerá dezesseisvezes contra cinco da população total. A proporção de idosos passará de 7,5% em 1991 para cerca de 15% em 2025, que é a mesma proporção dos países europeus. Com esse aumento o Brasil estará, em termos absolutos, com a sexta população de idosos do mundo.
A longevidade foi influenciada pelo desenvolvimento sócio-econômico-cultural e tecnológico, que possibilitou o avanço das ciências medicas no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Atividades fisicas e qualidade de vida
  • Atividade Física e Qualidade de Vida
  • Atividade física e a qualidade de vida
  • ATIVIDADE FISICA E QUALIDADE DE VIDA
  • Qualidade de Vida e Atividade Física
  • Atividade Física / Qualidade de Vida
  • Atividade física e qualidade de vida
  • QUALIDADE DE VIDA É SÓ ATIVIDADE FÍSICA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!