atendente

Páginas: 5 (1241 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
Introdução.
A ilha de calor é um fenômeno que associa os condicionantes derivados das ações antrópicas.
Sobre o meio ambiente urbano, em termos de uso do solo, e parâmetros do meio físico e seus atributos
Geoecológicos. As alterações climáticas em nível local são proporcionadas pelo processo de Urbanização acelerada, que na maioria dos casos não foi acompanha por estudos técnicos queAvaliassem as possíveis modificações no meio ambiente citadino, bem como pesquisas sobre futuras.
Alterações nas condições de agitabilidades dentro da esfera urbana. As mudanças mais significativas dos parâmetros meteorológicos, em especial a temperatura, a umidade relativa e o comportamento dos ventos são proporcionadas pelas variações das atividades humanas nos espaços internos diferenciados.
Áreasintensamente edificadas, ruas, parques, indústrias e a própria configuração física da cidade contribuem para as modificações climáticas dentro do tecido urbano. O desenho físico urbano, desde a escala de edifícios até as áreas metropolitanas, pode ter fortes repercussões nas condições climáticas locais.
O objetivo deste trabalho foi realizar estudos preliminares visando a obtenção de informaçõessobre o clima de Belo Horizonte - MG, especialmente sobre as diferenciações climáticas dentro da malha urbana. Pretendeu-se avaliar as condições climáticas da urbe através de aferições locais onde foram obtidos dados de alguns parâmetros meteorológicos necessários para a análise em estudo.
Estes foram confrontados com os postos de observações oficiais, indicando no período as possíveis mudanças nocomportamento ter e alterações na circulação atmosférica local, bem como suposições sobre conforto térmico intra-urbana.





Ilha de calor (ou ICU, ilha de calor urbana) é a designação dada à distribuição espacial e temporal do campo de temperatura soa, dai a origem do nome ilha de calor.
Há um contraste térmico entre a area mais urbanizada e menos urbanizada ou periférica, que inclusivepode ser area agrícola. Alterações da umidade do ar, da precipitação e do vento também estão associadas à presença de ilha de calor urbana. Em geral, nas cidades de latitudes médias e altas (onde o clima é mais frio) forma-se durante a noite, em associação com o estabelecimento de uma circulação tridimensional na camada limite urbana (CLU) cujo ramo inferior ocorre na forma de um fraco escoamentocentrípeto chamado brisa urbana, com intensidade da ordem de um a Cinco km/h.
A origem das ilhas de calor decorre da simples presença de edificações e das alterações da paisagem feitas pelo homem nas cidades. A superfície urbana apresenta particularidades em relação à menor capacidade térmica e densidade das matérias utilizados nas construções urbanas: asfalto, concreto, telha, solo exposto,presença de vegetação nos parques, ruas, avenidas, bulevares e também, alterações do albedo (reflexão das ondas curtas solares) devido às sombras projetadas das construções e àimpermeabilização da superfície que implica aumento da velocidade do escoamento superficial da água de chuva e maior risco de cheias das baixadas, várzeas etc.
Ilha de calor é um fenômeno climático que ocorre a partir daelevação da temperatura de uma área urbana se comparado a uma zona rural, por exemplo. Isso quer dizer que nas cidades, especialmente nas grandes, a temperatura é superior a de áreas periféricas, consolidando literalmente uma ilha (climática) oscilação de temperatura entre o centro de uma grande cidade e uma zona rural pode variar entre 4°C, 6°C ou até mesmo 11°C; o que proporciona muitos inconvenientesà população em virtude dos incômodos que o calor excessivo provoca, sem contar que ocasiona um significativo incremento no consumo de energia elétrica, usada para funcionar refrigeradores (ar condicionado), principalmente para climatizar residências, escolas, universidades, comércios e indústrias.







Conclusão.
Primeiramente, é extremamente importante ressaltar que de modo algum...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • atendente
  • atendente
  • Atendente
  • atendente
  • atendente
  • atendente
  • Atendente
  • atendente

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!