Susdeste Asiatico

3006 palavras 13 páginas
BRUNEI
Área: 5 765 Km2
População 259 000 habitantes. Dados de: 1990
Capital: Bandar Seri Begauan
Nacionalidade: bruneiana
Divisão administrativa: 3 distritos
Moeda: dólar do Brunei
Forma de governo: monarquia: Chefe de Estado e de Governo, sultão Muda Hassanai Bolkiah Muizzaddin Uadaulah (1990)
Comemorações: 1/1, Independência
Línguas: malaio (oficial), também são falados o chinês e o inglês.
Composição étnica: 65 % são malaios, 20 % são chineses e o restante compõe-se de nativos (daiaks, principalmente).
Analfabetismo: 19%
Religião: pouco mais de metade são islâmicos (oficial do estado), o restante divide-se entre cristãos, budistas e animistas.
Localização: NO da ilha de Calimantã (Bornéu, encravado no estado de Sarauak, pertencente à Malásia.
Actividades económicas: a exploração das extensas reservas de petróleo é a principal fonte de divisas do Brunei, além de gás natural; agricultura (arroz e pimenta pincipalmente), a extracção de madeira, de borracha e de pesca também são importantes factores; indústria (a única é a refinação de petróleo), construção, transportes.
Laços comerciais: Japão, Singapura, EUA, Tailândia, Grã-Bretanha, Coreia do Sul.

1) BRUNEI – BREVE HISTÓRICO
Dados históricos: o Brunei fazia parte de vasta monarquia islâmica que incluía o Bornéu do Norte (hoje sabah) e sarauak, actualmente pertencentes á Malásia e, desde a sua descoberta, tornou-se importante ponto de comércio, ocorrendo troca de embaixadores com a China, no século X. Em 1432, o Brunei torna-se sultanato independente. No início do século XIV, o sultão Bolkian nakhoda Ragam faz expedições a Java, Malaca e Filipinas. Em 1521, António Pigafetta, companheiro de Fernão de Magalhães, descobre o território. Em 1839, o britãnico james brooke ocupa Sarauak e, gradualmente, avança para o brunei. Em 1847, a ilha de Iabuam (que integrava o Brunei) é ocupada por britãnicos que, em 1878, compram sabah (mais tarde anexado pela malásia). Em 1888, o brunei torna-se

Relacionados