Susdeste Asiatico

Páginas: 13 (3006 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014

BRUNEI
Área: 5 765 Km2
População 259 000 habitantes. Dados de: 1990
Capital: Bandar Seri Begauan
Nacionalidade: bruneiana
Divisão administrativa: 3 distritos
Moeda: dólar do Brunei
Forma de governo: monarquia: Chefe de Estado e de Governo, sultão Muda Hassanai Bolkiah Muizzaddin Uadaulah (1990)
Comemorações: 1/1, Independência
Línguas: malaio (oficial), também são falados o chinês e oinglês.
Composição étnica: 65 % são malaios, 20 % são chineses e o restante compõe-se de nativos (daiaks, principalmente).
Analfabetismo: 19%
Religião: pouco mais de metade são islâmicos (oficial do estado), o restante divide-se entre cristãos, budistas e animistas.
Localização: NO da ilha de Calimantã (Bornéu, encravado no estado de Sarauak, pertencente à Malásia.
Actividades económicas: aexploração das extensas reservas de petróleo é a principal fonte de divisas do Brunei, além de gás natural; agricultura (arroz e pimenta pincipalmente), a extracção de madeira, de borracha e de pesca também são importantes factores; indústria (a única é a refinação de petróleo), construção, transportes.
Laços comerciais: Japão, Singapura, EUA, Tailândia, Grã-Bretanha, Coreia do Sul.





1)BRUNEI – BREVE HISTÓRICO
Dados históricos: o Brunei fazia parte de vasta monarquia islâmica que incluía o Bornéu do Norte (hoje sabah) e sarauak, actualmente pertencentes á Malásia e, desde a sua descoberta, tornou-se importante ponto de comércio, ocorrendo troca de embaixadores com a China, no século X. Em 1432, o Brunei torna-se sultanato independente. No início do século XIV, o sultão Bolkiannakhoda Ragam faz expedições a Java, Malaca e Filipinas. Em 1521, António Pigafetta, companheiro de Fernão de Magalhães, descobre o território. Em 1839, o britãnico james brooke ocupa Sarauak e, gradualmente, avança para o brunei. Em 1847, a ilha de Iabuam (que integrava o Brunei) é ocupada por britãnicos que, em 1878, compram sabah (mais tarde anexado pela malásia). Em 1888, o brunei torna-seprotectorado da Grã-Bretanha que nomeia (1906) um residente britãnico para conselheiro administrativo do sultão, porém com poder efectivo de governador-geral, que no ano seguinte (1907) forma um Conselho de Estado consultivo. Os japoneses dominam o Brunei (1941-45), após a II Guerra Mundial, retorna à condição de protectorado britânico. O governador-geral do sarauak passa a administrar o brunei comoalto comissário (1948-49). Omar Ali Saifuddin é coroado sultão (1950). É outorgada a primeira Constituição do país (1959), mas a Grã-Bretanha continua responsável pela defesa e relações exteriores. Em 1962, o Partido Nacional Raayat Brunei opõe-se á anexação do país pela Federação da Malásia, Azahari proclama a independência do Estado de Caliamantã do Norte, porém é derrotado e exilado; sãosuspensos todos os partidos políticos e o estado de emergência passa a vigorar; a Constituição é parcialmente suspensa. Os nove sultões da Federação da Malásia recusam o direito de precedência sobre eles e Salfuddin desiste do plano de anexação (1963), abdicando a favor do seu filho Hassanai Bolkiah em 1967. O território torna-se autónomo, dentro da Comunidade Britânica em 1971. A ONU aprova aresolução exigindo a retirada das tropas britânicas, o retorno dos exilados políticos e a convocação das eleições. É firmado um acordo em 1978 para a independência do Brunei em 1984. Em 1983, novo acordo garante a permanência de gurkhas, após a independência, para garantir a defesa do Brunei. A 1 de Janeiro de 1984, o país torna-se totalmente independente; no ano seguinte é permitida a formação de partidospolíticos, sendo criado o Partido Nacional Democrático, e em 1986 o Partido Nacional Unido, ambos controlados pelo sultão Muda Hassanal Bolkiah. A família real ocupa todos os cargos administrativos importantes do Brunei, cujo principal problema interno é a questão da minoria chinesa (não tem sequer permissão de cidadania) que se ressente da discrimanação e é contrária aos planos do sultão de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sudeste Asiático e Tigres Asiáticos
  • Tigres asiaticos
  • Tigres Asiáticos
  • Tigres Asiáticos
  • tigres asiáticos
  • Continente Asiatico
  • Continente Asiático
  • continente asiatico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!