Ilhas Oceanicas brasileiras

Páginas: 2 (297 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
As ilhas oceânicas do Brasil são o arquipélago de Fernando de Noronha, as ilhas de Trindade e Martim Vaz, o rochedo de São Pedro e São Paulo . Há também as ilhascosteiras, que ficam próximas ao litoral, dentre as quais se destacam as ilhas deItamaracá, em Pernambuco, Grande, no Rio de Janeiro, São Sebastião, em São Paulo e SantaCatarina, no estado de mesmo nome.
Pertencente ao estado brasileiro de Pernambuco, o arquipélago de Fernando de Noronha, localizado a 545 km do Recife, é constituído por 21ilhas2 de origem vulcânica que, juntas, totalizam uma área de 26 km². O ponto mais alto do arquipélago é o Morro do Sancho, com 381 metros de altura. Fernando deNoronha é a mais extensa e a única habitada, contando com 3.012 habitantes (IBGE, 2008), reunidos em Vila dos Remédios. Fernando de Noronha foi, por muito tempo (1942-1987),território federal ligado às Forças Armadas, mas com a Constituição de 1988, foi reincorporado ao estado de Pernambuco, como distrito estadual. Há alguns anos, vem sendoexplorado mais intensamente no arquipélago o turismo, que, ao lado da pesca, é a principal atividade econômica3 . Em Fernando de Noronha está um dos mais espetacularespontos para a observação de golfinhos em todo o mundo, a enseada da Praia do Sancho.
Trindade e Martim Vaz, localizadas a 1.100 km da costa do Espírito Santo,constituem, na realidade, uma ilha maior, Trindade, com 8,2 km², e um grupo de cinco ilhotas de vegetação escassa, conhecidas como grupo Martim Vaz, a 50 km a leste de Trindade. Ailha maior é ocupada para observações meteorológicas, por situar-se em área de dispersão de massas de ar. São usadas como base da Marinha e estação meteorológica.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ilhas Oceânicas Brasiliras
  • Cordilheira Oceânicas e Arco de Ilhas
  • Ilhas Oceânicas Brasiliras
  • Ilhas Oceânicas Brasiliras
  • ilhas oceânicas do brasil
  • bacias oceanicas
  • Energia oceanica
  • a ilha

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!