Astecas e incas

Páginas: 2 (415 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
A civilização asteca
Os astecas ou mexicas dominaram boa parte do centro e do sul do México atual, conquistando povos que ali viviam antes deles, como os toltecas. A capital do Império Asteca eraTenochtitlán, cidade fundada no inicio do século XIV.
Os astecas plantavam milho, feijão, cacau, algodão, tomate e tabaco. Além disso, comercializavam bens como tecidos, peles, cerâmicas, sal, ouro eprata. Dominavam técnicas da ourivesaria, da cerâmica e da tecelagem. Desconheciam, entretanto, o uso do ferro, da rocha e dos animais de carga.
Os astecas construíram grandes templos, desenvolveramum sistema de escrita e um calendário próprio.
A história da conquista do Império Asteca pelos espanhóis teve início em fevereiro de 1519, quando Hernán Cortés desembarcou na península de Yucatán.Informado da grande quantidade de ouro existente no território asteca, Cortés decidiu conquistá-lo. Combinando habilidade e violência, prendeu o imperador Montezuma e saqueou a cidade de Tenochtitlán.
Acivilização inca
Os incas desenvolveram sua civilização na América do Sul, entre o oceano Pacífico e as altas montanhas do Andes, localizando-se principalmente no atual Peru. No período compreendidoente os séculos XII e XVI, eles dominaram outros povos que viviam na região dos Andes (como os chimus, os quíchuas e outros), em áreas que atualmente correspondem ao norte da Argentina e do Chile, àBolívia, ao Equador e ao sul da Colômbia. Esses povos eram obrigados a pagar tributos ao imperador inca.
O império Inca, com capital na cidade de Cuzco, chegou a ter uma população de 20 milhões dehabitantes, governado por um imperador considerado um deus, o filho do sol (o Inca). Para governar, o imperador contava com chefes militares, governadores de províncias, sacerdotes e muitosfuncionários.
A economia dos incas baseava-se no cultivo de milho, batata, feijão, tomate e tabaco. Animais como a Ilhama e a alpaca eram usados como meio de transporte e também para fornecer lã, utilizada...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Incas E Astecas
  • Astecas e Incas
  • mais, incas, e os astecas
  • Inca , mais e astecas
  • Incas, mais e astecas
  • Astecas, Mais e Incas
  • Astecas , incas
  • mais incas e astecas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!