Responsabilidade Social

Páginas: 14 (3254 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
1. Título
Responsabilidade Social, Comunicação e Educação: o trabalho de educomunicação em organizações privadas do Paraná.
2 Resumo
O artigo objetiva demonstrar as conclusões feitas a partir da pesquisa sobre a responsabilidade social nas organizações do Paraná, com enfoque nas práticas educomunicativas. O projeto buscou a compreensão da relação entre comunicação e educação e como o campoda educomunicação aparece dentro das organizações paranaenses. Observou-se que há um baixo índice de ações de responsabilidade dentro das organizações, e que algumas acreditam estar praticando, mas na verdade, só estão cumprindo a legislação. A área educomunicativa busca ampliar o alcance do campo da comunicação e a capacidade crítica dos indivíduos, a fim de promover uma estrutura social guiadapela cidadania, por valores democráticos e espaços humanizados.
3 Objetivos
Parte do projeto com objetivo de fazer um levantamento das ações educativas para os meios, desenvolvidas por instituições educativas e midiáticas privadas do estado. Uma analise dos princípios teórico-metodológicos que fundamentam essas pesquisas e ações. E assim, identificar semelhanças e diferenças de tais princípiosem relação ao tipo de instituição que promove as pesquisas e ações descritas. Por fim, analisar as ações que mudaram a prática de ensino dos sujeitos envolvidos.
4 Introdução
A comunicação está em todo o lugar, e sua presença, levando notícias de todos os cantos do mundo, faz com que os indivíduos acreditem que estão plenamente antenados sobre tudo o que acontece ao seu redor.
Esses falsossaberes fazem parte do conjunto de características que formam essa época da informação. Um momento histórico caracterizado pela rapidez, o imediatismo, a produção contínua em alta escala, em que produtos se tornam ultrapassados no momento de seu próprio lançamento, e ao serem levados para casa, já não possuem a mesma durabilidade dos tempos de outrora.
A sociedade se vê presa em um ciclo vicioso deconsumo sem fim, onde é preciso possuir o maior equipamento, aquele tipo específico de roupa, ou os melhores bens, para fazer parte de certa tribo e ser aceito no meio social desejado.
Nesse contexto, surge a necessidade de se aprender a conviver com os meios de comunicação de massa, presentes constantemente em seu cotidiano. A educação é um bem intangível e presença obrigatória na vida de cadapessoa, já que o ser humano tem como função diária, o aprendizado, mesmo não sendo intencional muitas vezes. E a comunicação, é também uma maneira de se alcançar estes saberes, quase que inconscientemente. Por isto, o perigo de se equivocar. Perante a oportunidade de receber um número tão abrangente de informações, corre-se o risco de não saber interpretá-las e deixar-se levar pelas opiniões efilosofias alheias. Os meios de comunicação são vistos como maneiras mais dinâmicas de ter acesso à tudo, pois ultrapassam fronteiras, vão além da educação formal. Por este motivo, podem ser vistos como complementos dos métodos tradicionais de ensino, sendo essenciais para a especialização individual de cada um.
É nesse ponto que a relação comunicação/educação aparece criando um novo termo: aeducomunicação. Campo que busca guiar o caminho para o aprendizado de cada pessoa. Procura abrir a sua visão quanto a relação com os meios de comunicação de massa e o papel da comunicação na atualidade.
Essa ligação das duas áreas é algo que começa a ser buscado agora entre todos os diversos campos de atuação dentro das organizações. Em um mundo tão interdisciplinar, em que tudo está a disposição detodos, nada mais natural que buscar experiências em outros ramos de negócios e outros campos profissionais para compreender melhor o seu próprio e seguir o trabalho com maior efetividade.Não é a toa que as empresas passam a se preocupar não somente com os resultados finais, mas com os meios para se chegar à eles. A responsabilidade social é assunto crescente dentro das organizações. O trabalho...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Responsabilidade Social
  • Responsabilidade social
  • Responsabilidade social
  • Responsabilidade social
  • Responsabilidade social
  • Responsabilidade Social
  • Responsabilidade Social
  • responsabilidade social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!