Assédio Moral/assédio sexual

Páginas: 6 (1414 palavras) Publicado: 3 de março de 2014
 SEDUC – Socidade Educacional Curitiba

ROSENI ALVES DE SOUSA













TRABALHO DE PSICOLOGIA
ASSÉDIO MORAL/ASSÉDIO SEXUAL














CURITIBA
2013
ASSÉDIO MORAL

E a exposição dos trabalhadores e trabalhadoras a situações humilhantes e contrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções.PROTEÇÃO Á DIGINIDADE DO TRABALHADOR

A constituição Federal garante a proteção á dignidade do trabalhador. Ela enumera os direitos sociais dos trabalhadores, além de outros que visam à melhoria de sua condiçao social.
O contrato de Trabalho é importante para garantir uma série de direitos e obrigações, cuja violação é objeto de tutela específica e de sanções.


Reportagem
CRIME DE ASSÉDIO MORAL NOTRABALHO PODE GERAR ATÉ DOIS ANOS DE RECLUSÃO
Segunda-feira 2 de junho de 2008
Além de ser crime, assédio e abuso moral no trabalho causam problema aos trabalhadores, compromentendo tanto a saúde física quanto psíquica dos mesmos.

Exposição dos trabalhadores a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongasdurantes a jornada de trabalho.
Assim é definido o assédio moral, do qual muitos trabalhadores são vítimas. Tão antigo quanto trabalho, mas pouco discutido, o “ tema” só ganhou uma repercussão maior após ter sido explorado pela mídia.


JESSICA BALBINO




A LEI
O artigo 136-A do novo CódigoPenal Brasileiro institui que assédio moral no trabalho é crime, com base no decreto – lei nº 4.742, de 2001. O Congresso Nacional então decreta , no artigo 1º - O decreto lei nº 2.848, de 07 de dezembro de 1940, que no artigo 136 – A, depreciar, de qualquer forma, e reiteradamente, a imagem ou o desempenho de servidor público ou empregado, em razão de subordinação hierárquica funcional ou laboral,sem justa causa, ou trata-lo com rigor excessivo, colocando em risco ou afetando sua saúde física ou psíquica pode acarretar uma pena de um a dois de reclusão. Ainda no mesmo artigo consta que desqualificar, reiteradamente, por meio de palvras, gestos oua atitudes, a auto-estima, a segurança ou a imagem do servidor público ou empregado em razão de vínculo hierárquico funcional ou laboral podecausar a detenção de três meses a um ano e multa.

O ASSÉDIO MORAL NAS RELAÇÕES DE TRABALHO

O Assédio Moral pode verifica-se nas famílias, na escola, no trabalho. Mas é no ambiente laboral que é mais comum e os danos causados são mais perversos.
No ambiente de trabalho o assédio moral carcteriza-se quando o trabalhador é colocado a situações humilhantes, constrangedoras, repetitiva se prolongadasdurante a jornada de trabalho.
O terror psicológico provoca na vítima danos emocionais e doenças psicossomáticas.
Alteração do sono, distúrbios alimentares, aumento da pressão arterial, desânimo, insegurança, entre outros, podendo acarretar quadro de pânico e de depressão. Casos extremos, tais como quadros mórbidos podem levar a morte ou ao suicídio.







SINTOMAS




FONTE:Barreto, M. Uma jornada de Humilhações. 2000 PUC/SP



A SÍNDROME DE BURNOUT

É uma doença psicologica caracterizada pela manifestação inconsciente do esgomento emocional. Tal esgotamento ocorre por causa de grandes esforços realizados no trabalho que fazem com que o trabalhador fiquem mais agressivos, irritados, desinteressados, desmotivados, frustados, depressivos, angustiados.CONCLUSÃO


A dignidade da pessoa humana é objeto de especial atenção do ordenamento jurídico.
Acima de tudo, tem o empregador obrigação de respeitar a personalidade moral do empregado na sua dignidade absoluta de pessoa humana.

























REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Caixeta, S. V. O assédio moral nas relações de trabalho. Boletnim Científico:...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Assédio Moral/Assédio Sexual
  • Assédio Moral e Assédio Sexual
  • Assedio moral e assedio sexual
  • assedio moral e assedio sexual
  • Assédio sexual x assédio moral
  • RESUMO: ASSÉDIO MORAL E ASSÉDIO SEXUAL
  • ASSEDIO MORAL X ASSEDIO SEXUAL
  • Assedio moral e sexual

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!