Assedio sexual e moral

Páginas: 14 (3289 palavras) Publicado: 29 de abril de 2013
|

ASSÉDIO |
Moral e Sexual no Trabalho |
|
“...Um dos relevantes temas de interesse e discussão atual no cenário das relações entre as categorias profissionais e econômicas ...“ |
|
Alunas:Adriana Alves AdeliceCristiane MoniqueThayanne TalitaValdete Professora: Jacqueline Nunes |
10/12/2012 |
|


SumárioINTRODUÇÃO 2
O QUE É ASSÉDIO MORAL? 4
Como acontece 4
Alvos preferenciais 4
VIOLÊNCIA MORAL CONTRA A MULHER 5
VIOLÊNCIA MORAL CONTRA O HOMEM E ORIENTAÇÃO SEXUAL 5
VIOLÊNCIA MORAL CONTRA DOENTES E ACIDENTADOS(AS) 5
OBJETIVO DO(A) AGRESSOR(A) 6
ESTRATÉGIA DO(A) AGRESSOR(A) 6
COMO IDENTIFICAR O ASSEDIADOR 6
COMO A VÍTIMA REAGE 7
Mulheres 7
Homens 7
O que a vítima deve fazer 7INSTITUIÇÕES E ÓRGÃOS QUE DEVEM SER PROCURADOS 8
O MEDO REFORÇA O PODER DO(A) AGRESSOR(A) 8
CONSEQUÊNCIAS DO ASSÉDIO MORAL 9
Perdas para a empresa 9
AÇÕES PREVENTIVAS DA EMPRESA 9
O QUE É ASSÉDIO SEXUAL? 10
Formas de assédio sexual 10
Lei brasileira 10
Assédio sexual 11
Só existe assédio sexual de homens contra mulheres? 11
O que a pessoa assediada pode fazer 12
Comoterminar com o assédio sexual 12
CONCLUSÃO 13
BIBLIOGRAFIA 14

INTRODUÇÃO

Este trabalho aborda, por meio de conceitos e exemplos, um dos relevantes temas de interesse e discussão atual no cenário das relações entre as categorias profissionais e econômicas: o assédio moral e sexual no trabalho. Muito embora o assédio moral seja ainda figura em construção no meio doutrinário – diferentemente doque ocorre com o assédio sexual –, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) promove ampla divulgação dessas duas modalidades a empregados e empregadores, com o objetivo de contribuir para eliminar tais práticas abusivas no ambiente de trabalho. O MTE é o órgão responsável pela fiscalização do cumprimento de todo ordenamento jurídico que trata das relações de trabalho, dentro do compromissoassumido pelo governo brasileiro de atender efetivamente às disposições da Convenção nº 111 da Organização Internacional do Trabalho (OIT). A Convenção nº 111 define discriminação como toda distinção, exclusão ou preferência, que tenha por efeito anular ou alterar a igualdade de oportunidades ou de tratamento em matéria de emprego ou profissão. Abrangendo, nessas situações, os casos de assédios, sejamoral ou sexual, no ambiente de trabalho.
O assédio moral e sexual nas relações de trabalho ocorre frequentemente, tanto na iniciativa privada quanto nas instituições públicas. A prática desse crime efetivamente fortalece a discriminação no trabalho, a manutenção da degradação das relações de trabalho e a exclusão social; no trabalho caracteriza-se pela exposição dos trabalhadores a situaçõeshumilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e relativas ao exercício de suas funções. Tais práticas evidenciam-se em relações hierárquicas autoritárias, em que predominam condutas negativas, relações desumanas e antiéticas de longa duração, de um ou mais chefes, dirigidas a um ou mais subordinados, entre colegas e, excepcionalmente, na modalidade ascendente(subordinado x chefe), desestabilizando a relação da vítima. Estudos sobre o tema confirmam que a humilhação constitui um risco “invisível”, porém concreto, nas relações de trabalho e que compromete, sobretudo, a saúde das trabalhadoras.
Analisar o assediador e entender suas atitudes são os primeiros passos para incrementar o combate ao assédio moral no ambiente de trabalho.
A partir do ingressoda mulher no mercado de trabalho, vários aspectos dessa discriminação por gênero têm se manifestado. Elas recebem salários menores que os dos colegas homens, ainda que sejam, na maioria das vezes, mais escolarizadas que eles, têm menores oportunidades de conseguir emprego, são as primeiras a entrar nas listas de demissão quando há cortes nas empresas e, por fi m, são as maiores vítimas do que a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Assédio Moral/Assédio Sexual
  • Assedio moral e assedio sexual
  • assedio moral e assedio sexual
  • Assédio Moral e Assédio Sexual
  • Assédio sexual x assédio moral
  • RESUMO: ASSÉDIO MORAL E ASSÉDIO SEXUAL
  • Assedio moral e sexual
  • Ética

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!