ASPECTOS PSICOLOGICOS

Páginas: 5 (1010 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
Portfólio de Aspectos Médicos e Psicológicos do Deficiente Mental
Tema: A relação entre saúde e educação
Nome Completo do aluno: SILVANA BORGES PEREIRA SANTOS
Código do aluno: 1159976

Aprender é uma capacidade que nasce com todo ser e que é desenvolvida ao longo de toda a vida. O aprendizado escolar é uma etapa considerada essencial ao desenvolvimento intelectual da criança. O fracassoescolar nas civilizações industrializadas pode representar o fracasso social devendo ser combatido por todos aqueles interessados na construção de uma juventude saudável. Desta forma consideramos que a escola deve adotar uma proposta curricular, que se baseia na interação sujeito objeto, envolvendo o desenvolvimento desde o começo.
E o ensino das crianças especiais deve ocorre de formasistemática e organizada, segundo passos previamente estabelecidos, o ensino não deve ser teórico e metódico e sim deve ocorrer de forma agradável e que desperte interesse na criança. As salas de recursos é uma ótima didática para que o aluno especial se sinta a vontade, o professor deve priorizar as atividades em que o portador de deficiência tem dificuldades e preciso de auxilio.
‘‘A qualidades daestimulação no lar e a interação dos pais com a criança se associam ao desenvolvimento é aprendizagem de crianças com deficiência mental. ’’ (CRAWLY, SP, KER 1983).
Guando o autor explica que existem determinadas doenças que nem sempre e preciso ser tratado com medicamentos, mas sim com dinâmicas e nem por isso as crianças tem que ter menos atenção pelos profissionais.
As várias doenças não seassociam com escolaridade, a não ser casos crônicos, pois o que fará a criança ter dificuldades na aprendizagem é as doses altas de medicamentos. Concordo com ele, pois viver essa experiência com déficit de atenção não é fácil, são um dos causadores de desorganização entre aluno, família, escola.
As crianças são vitimas, pois nem os pais sabem lidar com a situação, o sofrimento é um conjunto de umconflito, saber diagnosticar para que a criança não seja prejudicada com medicamentos indevida, e procurar utilizar outros métodos, sem que utilizar outros métodos, sem que tire dela sua capacidade de mostra que é capaz, cabe cada família, procurar a melhor forma de organizar a vida escolar e pessoal desse futuro adulto, para que não seja confundido como uma pessoa que não se dedique por inteiro seusprojetos.
Ainda bem que a medicina tem avançado para ajudar os portadores de deficiência seja ela qual for, pois a saúde e a educação além de irmãs são fundamentais para que todos os seres humanos com necessidades especiais ou não viva com dignidade.
Com relação ao professor ele pode sim conhecer a mente de seus alunos, por vários fatores, mas eles não são responsáveis por um fracasso seja eletemporário ou crônico se realmente este aluno tiver um relatório na mão onde indica que realmente precisa de ajuda. Tanto os professores, quanto aos pais e outros membros da escola terão sim que argumentar algo favorável para essas crianças.
Temos que saber lidar com essas situações e mesmo sabendo que as escolas na maioria das vezes não estão preparadas, mas reconhecer e fazer algo por aquilo quefaz parte da sociedade só nos mostra o quanto aprendemos com o dia-a-dia com esse universo diferente, mas que faz parte de nossas vidas. Sabemos que uma criança portadora de alguma deficiência, pode ter uma vida escolar, acadêmica brilhante, basta que as vejamos com os problemas que tem, mas procurando chegar até onde ela é capaz juntos, não podemos jogar responsabilidade em ninguém, mas procurasminimizar, o que elas já passam no decorrer da sua vida. Saúde e educação e guando cada um segue sua vida, fazendo o melhor, porque cada necessidade e tratada de diversas formas.
Ser especial, pode se dizer que hoje temos vários recursos a nosso favor para saber realmente com qual problema e de que forma temos que tratar, pois anos atrás uma criança portadora de deficiência era tratada de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • aspectos psicologicos
  • Aspectos psicológicos do nazismo
  • Aspectos psicológicos da adolescência
  • Aspectos Psicológicos da Natação
  • Aspectos psicológicos das relações humanas
  • Aspectos psicológicos da mulher no climatério
  • Aspectos Psicológicos da Adoção.
  • Aspecto psicológico na prática esportiva

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!