lapis caderno e camisinha

Páginas: 18 (4306 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
Lápis, caderno e preservativo: uma abordagem sobre a família, a sexualidade e a educação sexual a adolescentes

Andréa Serrano Pessoa1
Edson Vasconcelos 2

RESUMO
A sexualidade no mundo contemporâneo é um assunto palpitante. Seja pelo excesso, seja pela falta de informações, o tema se coloca como ponto de encontro entre o mundo cotidiano e o mundo científico. O objetivo deste trabalho éproblematizar o papel da família e da escola, na formação sexual do indivíduo, tendo como ponto de partida às questões relacionadas à temática da sexualidade, na prevenção da gravidez precoce e das IST’s, com ênfase na educação sexual oferecida aos adolescentes. Para isto, a pesquisa está pautada metodologicamente em uma análise da literatura que versa sobre o tema, e a relação entre o que estásendo produzido no meio acadêmico e as demandas do público atendido nas escolas. Sendo assim, fez-se necessário uma aproximação entre as reflexões sobre a literatura e os discursos trazidos pela comunidade. Como resultados preliminares observa-se ainda uma falta de conhecimento do ser sexual, destacando em como poderíamos encaminhar e orientar para que essa realidade possivelmente seja alterada.INTRODUÇÃO
No século XVII, segundo a Drª Kelly Cristina Silva, na pesquisa sobre as “Implicações da sexualidade infantil e a orientação sexual nas instituições escolares” foi visto que a sexualidade era percebida de modo diferente do que nos dias atuais. Familiares tratavam o assunto sem pudor, analisando o desejo do ser humano como forma normal de uma “necessidade” física e mental (SILVA, 2009).A partir do século XIX, as constituições familiares e conjugais colocaram o desejo sexual como um objetivo de análise, tratando de especificar a seriedade do fator reprodução. Fazendo com que o sexo seja praticado e absorvido formalmente como um pecado, em que o ser não pode exteriorizar o fato de seus conceitos, prazeres ou necessidades abertamente a sociedade. Contudo, cria-se uma demanda deeducação sexual as crianças e jovens, sobre o assunto. Famílias de todas as classes foram pesquisadas pela Drª Kelly, onde foi verificado que é de extrema importância o esclarecimento do ato sexo desde a faixa etária da criança que começa na infância, logo na fase de Todler, onde os “por quês” começam, até a adolescência. Visivelmente estudos comprovaram que o risco de ISTs e gravidez relacionadaaos adolescentes, vêm aumentando em números significativos. Enfatizando a necessidade de prevenção destas, como a educação sexual cada vez mas precocemente, essa realidade poderia ser evitada com o conhecimento (Costa e Antoniazzi, 1999).
A sexualidade veio mudando em seu aspecto conceitual. Anteriormente se pensava que sexo era o ato pura e simplesmente carnal, onde se visava somente o coito.Atualmente, sabemos que sexo não é somente isso, e sim todas as questões relacionadas aos aspectos psicológicos, sociológicos, culturais, incluindo ai a relação com o prazer, o desejo sexual.
Muitos indivíduos perguntam a pessoas próximas, sejam amigos, familiares, namoradas, etc, o que seria realmente o sexo? Segundo Silva (1995ª) o sexo é interpretado como tudo que diz respeito a genitalidade,onde se confunde sexo com reprodução. Mas não é só isso que significa, quando começa a pensar no contexto da integralidade humana. Nesse conceito, logo é acrescentado o envolvimento do afeto, o conhecimento do próprio corpo, os sentidos, a comunicação, o desejo, a criação e o próprio viver.
A educação sexual é a forma de orientação mais condicionada num processo complexo e contínuo, assim deve seradministrados pela família, escola e outros meios da sociedade, como a mídia. Segundo Freud (1856-1939), é algo inerente, que se manifesta desde o momento do nascimento até a morte, de formas diferentes a cada etapa do desenvolvimento (FREUD apud GUIA DE ORIENTAÇÃO, 1994, p.22).
Segundo esta interpretação, a família seria o primeiro alicerce da orientação sexual, por ser vista como a estrutura...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha do artigo: Entre lápis, cadernos e remédios
  • camisinha
  • Lápis
  • Camisinha
  • Lápis
  • camisinha
  • lapis
  • Camisinha

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!