Ascaris lumbricoides

Páginas: 8 (1872 palavras) Publicado: 30 de outubro de 2013
UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE – JOINVILLE

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – LICENCIATURA





Ascaris lumbricoides
ASCARIDÍASE




CINDEL PRISCILA KÜHN
VANESSA SCHEGUSCHEWSKY
VICTORIA WILL

PROFESSOR (A): DENISE MONIQUE DUBET DA SILVA MOUGA

DISCIPLINA: ZOOLOGIA DE INVERTEBRADOS I

JOINVILLE – SC

2013

CINDEL PRISCILA KÜHN
VANESSA SCHEGUSCHEWSKY
VICTORIA WILLAscaris lumbricoides
ASCARIDÍASE




Trabalho da disciplina de Zoologia de Invertebrados I apresentado ao curso de Ciências Biológicas – Licenciatura da Universidade da Região de Joinville, sob orientação do (a) Professor (a): Denise M. D. da Silva Mouga.



JOINVILLE – SC

2013

SUMÁRIO


RESUMO 04
INTRODUÇÃO 05
1. Ascaris lumbricoides 06
1.1. Classificação 06
1.2. Nome vulgar06
1.3. Distribuição geográfica 06
1.4. Sintomatologia 06
1.5. Patologia 07
1.6. Ciclo 07
1.7. Diagnóstico 09
1.8. Medicação 09
1.9. Epidemiologia 09
CONCLUSÃO 11
REFERÊNCIAS 12


RESUMO
Doença parasitária do homem, causada por um helminto. Em geral não causa sintomas, mas pode manifestar por dor abdominal, náuseas, anorexia, diarréia. Quando em grande infestação pode ocasionarobstrução intestinal.
Sua transmissão é feita pela ingestão dos ovos infectantes do parasita, procedente do solo, água, ou alimentos contaminados com fezes humanas. Transmissível durante todo o período em que o indivíduo portar o parasita e estiver eliminando os ovos nas fezes.
O período de incubação dos ovos férteis até o desenvolvimento da larva infectante, no meio exterior, em condições favoráveis éde +/- 20 dias. E de 60-75 dias é o período entre a infecção até a presença dos ovos nas fezes do hospedeiro.
O quadro clínico não faz o diagnóstico. É imprescindível o exame das fezes.
Lavando bem e desinfetando as verduras e legumes crus, cuidando da higiene pessoal, principalmente de crianças é uma maneira de se prevenir contra a Ascaridíase causada pelo Ascaris lumbricoides.
INTRODUÇÃO

Aascaridíase é uma doença do homem, causada por um parasita chamado Ascaris lumbricoides, também conhecida popularmente como lombriga ou bicha. São vermes nematódes, ou seja, fusiformes sem segmentação, e com tubo digestivo completo. Normalmente não causam sintomatologia, mas pode manifestar-se por dor abdominal, diarréia, náuseas e anorexia. Quando há grande número de vermes, pode ocorrer quadrode obstrução intestinal. É a verminose intestinal humana mais disseminada no mundo.


1. Ascaris lumbricoides

1.1. Classificação
Reino: Animalia
Filo: Aschelminthes
Classe: Nematoda
Ordem: Ascaridida
Família: Ascarididae
Espécie: Ascaris lumbricoides

1.2. Nome vulgar
Ascaris lumbricoides, é o nome científico dos parasitas vulgarmente chamados por lombrigas ou bichas, que sãoresponsáveis pela ascaridíase.

1.3. Distribuição geográfica
É encontrado em quase todos os países do mundo, é cosmopolita onde ocorre com frequência variada em virtude das condições climáticas, ambientais e principalmente onde a questão sanitária é bastante precária.

1.4. Sintomatologia
Os sintomas da ascaridíase variam de acordo com o ciclo biológico do Ascaris lumbricoides.
A fase de invasãolarvária geralmente é assintomática, mas quando há elevadas cargas larvárias pode causar hepatomegalia e mais raramente icterícia.
Durante a passagem das larvas pelos pulmões ocorre a eosinofilia pulmonar aguda, caracterizada por um quadro respiratório de intensidade variável no qual há presença de tosse, dispnéia, sibilos e dor retroesternal.
 A sintomatologia é inespecífica e variada quando notubo digestivo ocorre a maturação das larvas e a presença de vermes adultos. Nestes casos pode-se apresentar anorexia, dor abdominal, distensão abdominal, cólicas, náuseas, vômitos, diarréia e, em alguns casos, má-absorção que pode ocasionar desnutrição e déficits cognitivos em crianças.
Vermes adultos de Ascaris lumbricoides em grande número podem ocluir o intestino a partir da compactação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ascaris lumbricoides
  • Ascaris lumbricoides
  • Ascaris lumbricoides
  • Ascaris lumbricóides
  • Ascaris lumbricoides
  • Ascaris lumbricoides
  • Ascaris Lumbricoides
  • Ascaris lumbricoides

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!