Ascaris lumbricoides

Páginas: 5 (1229 palavras) Publicado: 29 de maio de 2014
MORFOLOGLA
O estudo da morfologia deste parasito deve ser feito observando-se as fases evolutivas do seu ciclo biológico, isto é, os vermes macho e fêmea e o ovo. As formas adultas são longas, robustas, cilíndricas e apresentam as extremidades afiladas. No entanto, deve-se mencionar que o tamanho dos exemplares de A. lumbricoides está na dependência do número de parasitos albergados e do estadonutricional do hospedeiro. Assim, as dimensões dadas para machos e fêmeas referem-se a helmintos recolhidos de crianças com baixas cargas parasitárias e bem nutridas

Macho
Quando adultos, medem cerca de 20 a 30cm de comprimento e apresentam cor leitosa. A boca ou vestíbulo bucal está localizado na extremidade anterior, e é contornado por três fortes lábios com semlha de dentículos e seminterlábios.
A boca, segue-se o esôfago musculoso e, logo após, o intestino retilíneo. O reto é encontrado próximo a extremidade posterior. Apresenta um testículo filiforme e enovelado, que se diferencia em canal deferente, continua pelo canal
ejaculador, abrindo-se na cloaca, localizada próximo a extremidade posterior. Apresentam ainda dois espículos iguais que funcionam como órgãos acessórios dacópula. Não possuem gubernáculo. A extremidade posterior fortemente encurvada para a face ventral é o caráter sexual externo que o diferencia facilmente da fêmea. Notam-se ainda na cauda papilas pré e cloacais.

Femea
Medem cerca de 30 a 40cm, quando adultas, sendo mais robustas que os exemplares machos. A cor, a boca e o aparelho digestivo são semelhantes aos do macho. Apresentam dois ováriostiliformes e enovelados que continuam como ovidutos, diferenciando em úteros que vão se unir em uma única vagina, que se exterioriza pela vulva, localizada no terço anterior do parasito. A extremidade posterior da fêmea é retilínea.

Ovos
Originalmente são brancos e adquirem cor castanha devido ao contato com as fezes. São grandes, com cerca de 50 um de diâmetro, ovais e com cápsula espessa, emrazão da membrana externa mamilonada, secretada pela parede uterina e formada por mucopolissacarídeos. A essa membrana seguem-se uma membrana média constituída de quitina e proteína e outra mais interna, delgada e impermeável à água constituída de 25% de proteínas e 75% de lipídios. Esta Última camada confere ao ovo grande resistência às condições adversas do ambiente. Internamente, os ovos dosascarídeos apresentam uma massa de células germinativas. Frequentemente podemos encontrar nas fezes ovos inférteis. São mais alongados, possuem membrana mamilonada mais delgada e o citoplasma granuloso. Algumas vezes, ovos férteis podem apresentar-se sem a membrana mamilonada.

HÁBITAT
Em infecções moderadas, os vermes adultos são encontrados no intestino delgado, principalmente no jejuno e íleo,mas, em infecções intensas, estes podem ocupar toda a extensão do intestino delgado. Podem ficar presos à mucosa, com auxílio dos lábios ou migrarem pela luz intestinal.

CICLOB IOL~GICO
É do tipo monoxênico, isto é, possuem um único hospedeiro. Cada fêmea fecundada é capaz de colocar, por dia, cerca de 200.000 ovos não embrionados que chegam ao ambiente juntamente com as fezes. Os ovosférteis-em presença de temperatura entre 25C e 30°C, umidade mínima de 70% e oxigênio em abundância tomam-se embrionados em 15 dias. A primeira larva (L1) forma dentro do ovo e é do tipo rabditóide, isto é, possui o esôfago com duas dilatações, uma em cada extremidade e uma constrição no meio. Após uma semana, ainda dentro do ovo, essa larva sofre muda transformando-se em L2 e, em seguida, nova mudatransformando-se em L3 infectante com esôfago tipicamente filarióide (esôfago retilíneo). Até há pouco tempo considerava-se como forma infectante o ovo contendo a L2 no seu interior. Entretanto, após os trabalhos de Araújo (1972),Artigas & Ueta (1989) e de Austin e cols. (1990) demonstrou-se que em A. lumbricoides e outros ascarídeos a forma infectante é a L3 dentro do ovo. Estas formas permanecem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ascaris lumbricoides
  • Ascaris lumbricoides
  • Ascaris lumbricóides
  • Ascaris lumbricoides
  • Ascaris lumbricoides
  • Ascaris lumbricoides
  • Ascaris Lumbricoides
  • Ascaris lumbricoides

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!