ascaridiase

Páginas: 3 (552 palavras) Publicado: 13 de março de 2014
ASPECTOS CLÍNICOS E EPIDEMIOLÓGICOS
Descrição
Doença parasitária do homem, causada por um helminto. Habitualmente, não causa sintomatologia, mas pode manifestar-se por dor abdominal, diarreia,náuseas e anorexia. Quando há grande número de parasitas, pode ocorrer quadro de obstrução intestinal. Em virtude do ciclo pulmonar da larva, alguns pacientes apresentam manifestações pulmonares, combroncoespasmo, hemoptise e pneumonite, caracterizando a síndrome de Löefler, que cursa com eosinofilia importante. Quando há grande número de parasitas, pode ocorrer quadro de obstrução intestinal.
 Sinonímia
Infecção por Ascaris.
 
Agente Etiológico
Ascaris lumbricoides.
 
Reservatório
O homem.
 
Modo de Transmissão
Ingestão dos ovos infectantes do parasita, procedentes do solo, água oualimentos contaminados com fezes humanas.
 
Período de Incubação
O período de incubação dos ovos férteis até o desenvolvimento da larva infectante (L3), no meio exterior e em condições favoráveis,é de aproximadamente 20 dias. O período pré-patente da infecção (desde a infecção com ovos embrionados até a presença de ovos nas fezes do hospedeiro) é de 60 a 75 dias.
 
Período deTransmissibilidade
Durante todo o período em que o indivíduo portar o parasita e estiver eliminando ovos pelas fezes. Portanto, longo, quando não se institui o tratamento adequado. As fêmeas fecundadas no aparelhodigestivo podem produzir cerca de 200.000 ovos por dia. A duração média de vida dos parasitas adultos é de 12 meses. Quando os ovos embrionados encontram um meio favorável, podem permanecer viáveis einfectantes durante anos.
 
Complicações
Obstrução intestinal, volvo, perfuração intestinal, colecistite, colelitíase, pancreatite aguda e abcesso hepático.
 
Diagnóstico
O quadro clínico apenasnão a distingue de outras verminoses, havendo, portanto, necessidade de confirmação do achado de ovos nos exames parasitológicos de fezes.
 
Diagnóstico Diferencial
Estrongiloidíase, amebíase,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ascaridíase
  • Ascaridíase
  • Ascaridíase
  • Ascaridíase
  • Ascaridiases
  • Ascaridíase
  • Ascaridíase
  • Ascaridíase

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!