Sistemas de Egotamento

3494 palavras 14 páginas
UNIP
Universidade Paulista

SISTEMA DE TRATAMENTO DE ESGOTO
Estudos Ambientais e Saneamento Urbano
Prof° Carlos Lloret Ramos

Bruna Frondana
R.A. 978234-6
Turma AU9P20 - Noturno

SISTEMAS DE ESGOTOS SANITÁRIOS
INTRODUÇÃO.
De acordo com a sua origem os esgotos poderão ser classificados em esgotos domésticos, esgotos industriais, esgotos sanitários e esgotos pluviais. A NBR 9648 de 1986 apresenta as seguintes definições:
Esgoto doméstico: despejo líquido resultante do uso da água para a higiene e necessidades fisiológicas humanas.
Esgoto industrial: despejo líquido resultante dos processos industriais, respeitados os padrões de lançamento estabelecidos.
Esgoto sanitário: despejo líquido constituído de esgotos domésticos e industriais, água de infiltração e a contribuição pluvial parasitária. (NBR 7229- 1993).
Esgoto pluvial: são os esgotos provenientes das águas de chuva.
A vazão de esgoto doméstico pode ser calculada em função da quota per capta de abastecimento de água, pois as contribuições de esgotos dependem fundamentalmente do sistema de abastecimento de água e existe uma correlação entre a quota per capta de abastecimento de água e a produção de esgotos. Esta relação é chamada de coeficiente de retorno (C), que apresenta uma variação entre 0,5 e 0,9, dependendo das condições locais. A Norma (NBR 9649 – 1986) recomenda o valor de 0,8 na falta de valores obtidos em campo.O esgoto doméstico é constituído de uma elevada percentagem de água (99,9 %) e uma parcela mínima de impurezas que lhes confere características bastante acentuadas, decorrentes de alterações que ocorrem com o passar do tempo (decomposição), e por isto, se não receberem um tratamento sanitário adequado causarão a poluição das águas.
A utilização da água para fins de abastecimento público origina os esgotos que deverão ter um recolhimento e uma adequada destinação, para não causar a poluição do solo, a contaminação das

Relacionados

  • Exercicio resolvido pcp
    4069 palavras | 17 páginas
  • relatorio embasa
    2038 palavras | 9 páginas