Ascaridiases

Páginas: 2 (287 palavras) Publicado: 12 de novembro de 2014
Ascaridíase


É uma verminose causada pelo nematóide Ascaris lumbricoides, popularmente conhecido por lombriga, e que tem como habitat o intestino delgado. É considerado o mais “cosmopolita” dosparasitos humanos. Os vermes adultos são e cilíndricos, sendo que as fêmeas medem cerca de 30 a 40 cm de tamanho e os machos de 15 a 30 cm. As fêmeas possuem a parte posterior retilínea e os machossão facilmente reconhecíveis pelo enrolamento ventral de sua extremidade caudal.
Manifestações clínicas
Habitualmente o parasitismo por Ascaris é assintomático. As manifestações mais frequentesnos casos sintomáticos são: dor abdominal, náuseas, vômitos, diarréia e anorexia. É comum a criança eliminar os vermes pela boca, pelas narinas ou pelo ânus, antes ou durante o quadro clínico. Emcrianças é muito comum o aparecimento de manchas claras e circulares no rosto, denominadas “panos”.
Em virtude do ciclo pulmonar das larvas, alguns pacientes apresentam manifestações pulmonares comfebre, tosse, dispnéia do tipo asmatiforme, bronquite e broncopneumonia, caracterizando a síndrome de Loeffler, que cursa com eosinofilia sanguínea elevada. Quando a carga parasitária é grande, podeocorrer quadro de obstrução intestinal, apendicite aguda e manifestações decorrentes da migração dos vermes adultos para o fígado e canais biliares, perintonites, pancreatites e hepatites.
Modo detransmissão
Ingestão de ovos larvados, procedentes do solo, água ou alimentos contaminados com fezes humanas. Poeira e insetos podem veicular mecanicamente os ovos de A. lumbricoides. A transmissãotambém pode ocorrer pela contaminação do depósito subungueal com ovos viáveis.
Diagnóstico laboratorial
O diagnóstico laboratorial da ascaridíase baseia-se no exame parasitológico de fezes compesquisa de ovos do parasito. Os vermes adultos de A. lumbricoides podem ser encontrados ao exame macroscópico das fezes. Na fase de migração larvária podem ser encontradas larvas no escarro....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ascaridíase
  • Ascaridíase
  • ascaridiase
  • Ascaridíase
  • Ascaridíase
  • Ascaridíase
  • Ascaridíase
  • Ascaridíase

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!