As 4 formas de conhecimento

Páginas: 5 (1079 palavras) Publicado: 9 de dezembro de 2014
AS QUATRO FORMAS DE CONHECIMENTO

José Roberto da Silva


RESUMO
Ao longo de sua trajetória o homem buscou formas de compreender e dominar o mundo. Desde os tempos primitivos se acumulava o conhecimento popular, como a descoberta do fogo, as estações do ano, a agricultura. Mas com o passar do tempo o conhecimento precisava ser aperfeiçoado para suprir as necessidades do novo homem,surgindo o conhecimento filosófico, o teológico e o científico. Na atualidade essas formas de conhecimento são amplamente discutidas e trabalhadas.

Palavras-chave: Conhecimento, empírico, teológico, filosófico, científico.

1. Introdução
Ao longo de toda existência o homem vem acumulando conhecimentos desde o seu nascimento, conhecimentos vitais e necessários para a sua sobrevivência. Oconhecimento chega a ser uma necessidade, uma capacidade inerente ao ser humano.
O conhecimento é o caminho obrigatório para a evolução humana, acontece naturalmente, pelo simples convívio com seus semelhantes, através também de fontes, sensações, percepção, imaginação, memória.
Para o escritor Aristóteles o conhecimento só acontece quando sabemos qual a causa e o motivo dos fenômenos.
Para se produzirconhecimento, nos devemos objetivar a produção de hipóteses, modelos, e teorias, o que pode ser alcançado através das coletas de dados e informações sobre um determinado assunto. Dessa forma passa a avançar o que se deseja aprofundar, sem deixar passar despercebido. Deve-se procurar familiarizar-se com o mundo natural, reconhecendo suas diversidades, perceber a relação entre a ciência e atecnologia, levando em conta que essas são empreendimentos humanos, e como tais, sujeitos os erros e limitações, adquirindo com base nelas, a capacidade de pensar de acordo com as exigências do rigor científico. Esgotar todas as duvidas de um tópico, antes de iniciar outro, o que nos manterá em nossa linha de raciocínio.

2. Conhecimento empírico
“é o saber que preenche nossa vida diária e que se possuisem o haver procurado ou estudado, sem a aplicação de um método e sem se haver refletido sobre algo”. - LAKATOS, 1991
O conhecimento popular é valorativo por excelência, pois se fundamenta numa seleção operada com base em estados de ânimo e emoções: como o conhecimento implica uma dualidade de realidades, isto é, de um lado o sujeito cognoscente e, de outro, o objeto conhecido, e este épossuído, de certa forma, pelo cognoscente, os valores do sujeito impregnam o objeto conhecido. É também reflexivo, mas, estando limitado pela familiaridade com o objeto, não pode ser reduzido a uma formulação geral. A característica de assistemático baseia-se na "organização" particular das experiências próprias do sujeito cognoscente, e não em uma sistematização das ideias, na procura de uma formulaçãogeral que explique os fenômenos observados, aspecto que dificulta a transmissão de pessoa a pessoa, desse modo de conhecer. É verificável, visto que está limitado ao âmbito da vida diária e diz respeito àquilo que se pode perceber no dia-a-dia. Finalmente é falível e inexato, pois conforma com a aparência e com o que se ouviu dizer a respeito do objeto. Em outros, não permite a formulação dehipóteses sobre a existência fenômenos situadas além das percepções objetivas.
Características do Conhecimento Empírico: Sensitivo - Depende da vivência, emoções; Subjetivo - conforme os sentimentos da pessoa; Assistemático - não há sistematização; Acrítico - não há discussão sobre eles; Superficial - De acordo com a aparência.

3. Conhecimento Científico
Esta forma do conhecimento é racional,gerado a partir do exame da realidade, por meio de experimentos ou por meio da averiguação da compreensão lógica de fatos, fenômenos, enfim, o que se passa na existência cósmica, humana e da natureza. É uma forma de conhecimento produzido metodicamente, que se alicerça na experimentação, validação e comprovação daquilo que se pretende a verdade. Por meio dos princípios que obtém, possibilita ao...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Formas de conhecimento
  • Formas de Conhecimento
  • Formas de Conhecimento
  • formas do conhecimento
  • As formas de conhecimento
  • Formas de conhecimento
  • Formas de conhecimento
  • Formas de conhecimento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!