ARTIGOVIGOTSKY

Páginas: 14 (3416 palavras) Publicado: 25 de julho de 2015
ARTIGO
Edson Luciano Silva Castro
Fabiola de Deus de Jesus
Hiago Andrade da Rocha
Jorge Everton da T. Fouriner dos Santos
José Júlio dos Reis Matos
Rafael Passos de Melo


RESUMO

O presente artigo faz uma abordagem à obra de Vygotsky voltada para o desenvolvimento humano, buscando assim compreender e mostrar as etapas desse processo que para Vygotsky começa na infância, seu método de estudoprocura traçar a história do desenvolvimento das funções psicológicas, alinhando-as ao ambiente social, cultural e econômico do sujeito.




Palavras-chaves: Vygotsky. Psicologia. Desenvolvimento. Comportamento. Cultura. Educação.








Estudantes do Curso de História, da Universidade Federal do Maranhão – UFMA.
Artigo apresentado para obtenção de nota na disciplina de Psicologia da Educação I,lecionada pela professora Francimar Carvalho

VYGOTSKY: vida


Lev Vygotsky nasceu em 17 de novembro de 1869, em Orsha, na Rússia. Filho de família judaica, Vygotsky dedicou parte de sua vida aos estudos, formando-se em Direito e Literatura pela Universidade de Moscou. Mesmo de direcionar seus estudos para a análise do comportamento humano, é possível notar em todos os seus escritos como advogado eliterato um competência em tentar entender o comportamento e o desenvolvimento do homem. No entanto o desenvolvimento de estudos nesse campo só começa a se delinear a partir de seu contato no trabalho de formação de professores, com os problemas de crianças com defeitos congênitos (REGO, 1995).
Seu trabalho como psicólogo foi reconhecido durante o II Congresso de Psicologia, onde após umapalestra foi convidado a trabalhar no Instituto de Psicologia de Moscou, o foco principal do seu trabalho consistia na tentativa de estudar os processos do desenvolvimento nos seus campos filogenéticos, histórico-social e ontogenética, assim procurando identificar as mudanças de comportamento que ocorrem ao logo do desenvolvimento humano a partir de suas relações com o contexto social em que o seranalisado está inserido, para chegar a conclusões, Vygotsky se vale da infância para explicar o comportamento humano.
Vygotsky trabalhou sob a ótica de uma pós-revolução e esse novo contexto histórico-social em que ele viveu é uma forte influência em sua obra, que é desenvolvida com base no materialismo marxista. A obra de Vygotsky recebeu duras críticas do governo russo por ser considerada idealista,essas críticas culminaram na proibição da circulação de sua obra por toda a União Soviética.
Apesar do redescobrimento tardio da obra de Vygotsky, hoje ele é considerado um dos mais importantes psicólogos do século. Para Teresa Rego é importante conhecer a vida de Vygotsky e o contexto em que ela foi feita para poder entendê-la. Vygotsky morreu aos 37 anos deixando um legado que ainda está em fasede redescobrimento.


PRINCIPAIS IDÉIAS DE VYGOTSKY
Para entender as ideias de Vygotsky é fundamental inteirar-se de quatro pensamentos chaves vygotsanos: Interação, Mediação, Internalização e a ZDP (zona de desenvolvimento proximal), sendo essa última a etapa que para Vygotsky seria a mais importante. Sua teoria procurar avaliar esses processos mentais envolvidos na compreensão do mundo, onde oindividuo se desenvolve, que para Vygotsky é exclusivamente pelo meio social onde esse ambiente é construindo historicamente sendo o homem histórico também.
Vygotsky descobriu que para melhorar o nível da aprendizagem, mais que o individuo agir sobre o meio ele precisa interagir. Para ele todo sujeito adquire o seu conhecimento a partir de relações interpessoais de troca com o meio, por isso échamado de interativo. Vygotsky afirma que aquilo que é individual na pessoa na verdade é resultado da construção da sua relação com o outro, um outro coletivo que vincula a cultura. As características e atitudes individuais estão profundamente impregnadas das trocas com o coletivo, e justamente é ali no palco da cultura dos seus valores da negociação de sentimentos organizadas pelos grupos sociais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!