Artigo Kely E Pedro

Páginas: 22 (5411 palavras) Publicado: 4 de junho de 2015

ASSOCIAÇÃO EDUCATIVA DO BRASIL - SOEBRAS
FACULDADES INTEGRADAS DO NORTE DE MINAS–FUNORTE
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO












A RELAÇÃO ENTRE LIDERANÇA E MOTIVAÇÃO: Estudo de caso em um concessionário da cidade de Montes Claros / MG.






KELY ARIANE SILVA FERNANDES1
PEDRO HENRIQUE SILVA2
ROBERTO CÉSAR FARIA E SILVA3






MONTES CLAROS - MG
2012
RESUMO
Com a globalização, a competição e aconcorrência entre as empresas elevaram-se consideravelmente e tendem a crescer em uma velocidade cada vez maior, o que demanda a busca de melhorias contínuas como meio de sobrevivência. Nesse sentido, o ser humano passa a se constituir como o mais importante recurso de uma organização, e a sua motivação, torna-se uma condição fundamental e indispensável para o alcance dos objetivos organizacionais.Este artigo tem como objetivo identificar a relação existente entre liderança e motivação e como as características dos lideres definem o estilo de liderar e motivar suas equipes. A metodologia utilizada foi um estudo de caso, com uma abordagem quali-quanti, em que se aplicou um questionário a 50 colaboradores e se realizou uma entrevista com 3 gestores (gerentes de departamentos). Em seguida, osdados foram coletados, analisados e interpretados por meio de gráficos. Os resultados obtidos na pesquisa mostraram os diferentes estilos de liderança adotados pelos gerentes de cada departamento e a visão dos colaboradores em relação a esses gerentes, o que nos permitiu identificar que não existe o melhor estilo de liderar, pois o líder pode assumir os mais diversos papeis que a situação exigir.Dessa forma, cada um tem seu próprio estilo de conduzir e gerar motivação nas pessoas, contribuindo para que as organizações se diferenciem em um ambiente de grande competitividade.
Palavras-chave: Organização, Liderança e Motivação.
ABSTRACT
With globalization, competition, and competition between companies rose considerably and tend to grow at an increasing speed, which requires the search forcontinuous improvement as a means of survival. In this sense, the human being is to be constituted as the most important resource of an organization, and motivation, it is a fundamental and indispensable condition for the achievement of organizational objectives. This article aims to identify the relationship between leadership and motivation and how the characteristics of the leaders set the toneto lead and motivate their teams. The methodology was a case study with a qualitative and quantitative approach, in which a questionnaire was applied to 50 employees and conducted an interview with three managers (department managers). Then, data were collected, analyzed and interpreted by means of graphs. The results obtained in the study showed the different leadership styles adopted by managersof each department and the views of employees in relation to them, which allowed us to identify that there is no best style of leadership because the leader can take on various roles that the situation requires. Thus, each has its own style of driving and generate motivation in people, helping organizations to differentiate themselves in a highly competitive environment.
Keywords: Organization,Leadership and Motivation.

INTRODUÇÃO

No atual contexto organizacional, significativamente globalizado e marcado por constantes mudanças, torna-se imprescindível que as organizações administrem bem seus recursos humanos, pois o ser humano é de fundamental importância para desenvolvimento e sucesso das organizações.
As organizações diferem em seus objetivos, em seus propósitos, mas são semelhantesquando se trata de alcançar os resultados com eficácia. Para isso, necessitam desenvolver mecanismos para alcançar seus objetivos, que dependem diretamente do comprometimento dos colaboradores. Dessa forma, as organizações devem alocar pessoas para desenvolver a liderança e gerar motivação, uma vez que, colaboradores motivados lidam melhor com os clientes internos e externos, aumentando as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Artigo Dom Pedro II
  • artigo pedro 1 imprimir
  • artigo pedro cesarino
  • Artigo Rudi Pedro Lunkes
  • Respostas Artigo Digital thermal monitoring editado pedro
  • Artigo exegético de 1 Pedro 1.13-16
  • Pedro
  • Pedro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!