Arqueiras de tarento

Páginas: 7 (1737 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
Escola itálica – Arquitas e Pitágoras

Arquitas





Nome: Arquitas de Tarento
Ano: 428 a.C. - 347 a.C.
Tema: Vida e Obra de Arquitas de Tarento.

Biografia: Arquitas de Tarento filósofo e cientista grego, considerado o mais ilustre dos matemáticos pitagóricos. Acredita-se ter sido discípulo de Filolau de Crotona e foi amigo de Platão. Fundou a mecânica e influenciou Euclides. Foi oprimeiro a usar o cubo em geometria e a restringir as matemáticas às disciplinas técnicas como a geometria, aritmética, astronomia e acústica. Para resolver o famoso problema da duplicação do cubo (dobrar o seu volume), valeu-se de um modelo tridimensional. Embora inúmeras obras sobre mecânica e geometria lhe sejam atribuídas, restaram apenas fragmentos cuja preocupação central é a Matemática e aMúsica.
Arquitas nasceu em Tarento, Magna Grécia (atual sul da Itália) e foi o filho de Mnesagoras ou Histieu. Por um tempo foi ensinado por Filolau, e foi professor de matemática de Eudoxo de Cnido. Acredita-se que Arquitas seja o fundador da mecânica matemática. Como apenas foi descrito na obra de Aulus Gellius cinco séculos depois, ele tem a fama de ter projetado e construído o primeiromecanismo voador artificial de autopropulsão, um modelo em forma de pássaro propulsionado provavelmente por um jato de vapor, que dizem ter realmente voado cerca de 200 metros. Esta máquina, que seu inventor chamou "O pombo", pode ter sido suspensa por um fio ou pivô para o seu voo.
Arquitas também escreveu algumas obras perdidas, já que foi incluído por Vitrúvio na lista dos doze autores de obrasde mecânica. Thomas Winter sugeriu que os pseudoaristotélicos "problemas mecânicos" são um importante trabalho mecânico de Arquitas, não tendo sido perdidos mas apenas mal atribuídos. Arquitas cunhou o termo ‘’média harmônica’’, importante muito mais tarde na geometria projetiva e na teoria dos números, embora não a tivesse inventado. De acordo com Eutócio, Arquitas resolveu o problema daduplicação do cubo à sua maneira com uma construção geométrica.
Antes dele, Hipócrates de Quíos reduziu este problema a encontrar médias proporcionais. A teoria das proporções de Arquitas é tratada no livro VIII de Os Elementos de Euclides, onde se encontra a construção de duas médias proporcionais, equivalente à extração da raiz cúbica.
A curva de Arquitas, que ele usou na sua solução do problema daduplicação do cubo, é assim chamada por causa dele. Política e militarmente, Arquitas parece ter sido a figura dominante de sua geração em Tarento, algo comparável a Péricles em Atenas meio século antes. Os tarentinos elegeram-no estratego, "líder do exército", sete anos seguidos — um passo que exigia que eles violassem a sua própria regra contra nomeações sucessivas. Ele teria sido invicto comogeneral, em campanhas tarentinas contra os seus vizinhos do sul italiano. A Sétima Carta de Platão afirma que Arquitas teria tentado salvar Platão durante suas dificuldades com Dionísio II de Siracusa. Em sua carreira pública, Arquitas tinha uma reputação de virtude, bem como de eficácia. Alguns estudiosos têm argumentado que Arquitas pode ter servido como um modelo para o rei filósofo de Platão, eque ele influenciou a filosofia política de Platão como expresso em A República e outras obras. Arquitas pode ter se afogado num naufrágio no mar de Mattinata, onde seu corpo jazia insepulto na costa até um marinheiro humanamente lançar um punhado de areia sobre ele.

Obras consultadas:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Imperativo_categ%C3%B3ricohttp://pt.wikipedia.org/wiki/Teorema_das_quatro_cores
http://www.atractor.pt/matviva/geral/t5cores/T4C.htm
http://www.ime.usp.br/~leo/imatica/historia/duplica-cubo.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Duplica%C3%A7%C3%A3o_do_cubo
http://pt.wikipedia.org/wiki/Arquitas_de_Tarento

Paginas lidas: 20 Paginas eletrônicas no total.

Principais Ideias:

Geometria, Aritmética e Música parecem ser ciências irmanadas, pois se ocupam das duas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O atleta de tarento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!