historia

Páginas: 6 (1488 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
A Primeira Guerra Mundial: O Declínio da Europa.

1)Caracterize os pontos básicos da hegemonia europeia no início do século XX.
- *Economia, porque controlava a maior parcela da produção mundial, 62% das exportações de produtos e 80% dos investimentos de capitais no exterior. *Hegemonia politica, porque em sua expansão o capitalismo Europeu levou á necessidade de controlar os países da Ásia,África, América Latina e Oceania.
A Europa era a maior importadora de produtos agrícolas e matérias-primas dos países mais pobres (África, Ásia e América Latina).
2)Identificar as principais potências europeias, considerando-os diretamente ligados às origens interesses, principalmente os diretamente ligados às origens da Primeira Grande Guerra.
- A Primeira grande guerra marcou o inicio dacrise geral. Os homens da época, não acreditavam na possibilidade de uma guerra generalizada. No máximo, levantavam a possibilidade de uma guerra rápida e localizada. Os problemas sociais e econômicos agravaram-se a classe media se pauperizava e a pressão operaria aumentava. A revolução socialista explodira na Rússia, e representava uma ameaça para a Europa.

3) Analisar As origens da PrimeiraGuerra Mundial, relacionando imperialismo, nacionalismo, armamentismo e sistemas de alianças.

- O clima internacional na Europa era carregado de antagonismos que se expressavam na formação de alianças secretas e de sistemas de alianças, tornando a ameaça de uma guerra inevitável. No plano ideológico, a época se caracterizou pela intensificação da propaganda dos nacionalistas, os quais serviam paraencobrir as ambições imperialistas. Para sustentar o nacionalismo agressivo e o imperialismo beligerante, os países empreenderam a corrida armamentista. Intensificou-se a produção de armas e munições, desenvolveu-se a construção naval, aumentaram-se os exércitos: criou-se uma Paz Armada.
4) Distinguir os principais pontos de atrito entre a potências europeias.
- * O ângulo-germânico; a Alemanhaunificada tardiamente e tendo se desenvolvido “rompendo etapas”. No final do século XIX desalojara a Inglaterra da sua posição de “oficina do mundo” entretanto não possuía mercados correspondentes ao período econômico.
* O franco-alemão; os alemães se opunham a penetração francesa no Marrocos, o que ameaçara a paz mundial, gerando crises internacionais.
* O russo-alemão; o controle do estreitode Dardanelas, a rota do expansionismo russo cortava a do imperialismo alemão.
* O austro-sérvio; a Sérvia fomentava as agitações nacionalistas dentro do Império Austro-Húngaro, sendo constante fonte de atritos; assim aconteceuna crise internacional, quando a Áustria exigiu a independência da Albânia, foi esse o atrito que provocou o início do conflito, com o assassinato em Sarajevo.
5)Diferenciar Tríplice Aliança e Tríplice Entente.
-* Tríplice Aliança; mais coeso, agrupando Alemanha, Áustria-Hungria e Itália, a Itália era o ponto fraco por ser incerta sua atitude na ocasião de um conflito e também por estar se aproximando das potências da entente cordiale.
* Tríplice Entente; formada por uma aliança militar e dois acordos. Os vínculos entre tais países eram mais frágeis do queaqueles que entrelaçavam o “sistema alemão.” Tinha contra si a fragilidade social, política e econômica da Rússia, sendo difícil também prever o comportamento da Inglaterra antes de iniciar-se um conflito armado.
6) Caracterizar o incidente de Sarajevo.
- O sistema de alianças secretas gerou um mecanismo tal, bastava um incidente para desencadear um conflito generalizado. Foi o que ocorreu em julhode 1914, quando o arquiduque, herdeiro do trono austríaco, Francisco Ferdinando foi assassinado em Sarajevo por um estudante da Bósnia-Herzegovina(província austríaca reivindicada pela Sérvia).
7)Identificar os principais integrantes dos aliados e das potencias centrais.
- Os principais integrantes foram: França, Rússia e Grã-Bretanha que entraram na primeira guerra mundial em 1914. Os demais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • HISTÓRIAS NOSSAS HISTÓRIAS
  • Historia da Historia
  • Historia das historias
  • historia e historia
  • a historia da historia
  • historia da historia
  • histórias nossas histórias
  • historia da historia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!