aritmetica

Páginas: 5 (1002 palavras) Publicado: 27 de maio de 2014

Frase ou pensamento

Esse preconceito contra a estatística não vem de agora. Benjamin Disraeli, político britânico do século 19, dizia que há "mentiras, mentiras deslavadas e estatísticas".

Uma piada diz que se uma pessoa come dois frangos e outra nenhum, não há qualquer problema, pois, estatisticamente, elas comem um frango cada.

Essa é umaconclusão fácil para quem resume a estatística ao cálculo da média aritmética. Se nos aprofundarmos, porém, em alguns de seus conceitos e ferramentas básicas, que utilizam cálculos aritméticos simples, verificaremos que os cenários projetados pela estatística são mais confiáveis do que sugerem as ironias divertidas, mas um tanto rasas, que lhe são dirigidas.Inicio do trabalho

Estatística é a ciência das probabilidades, o conjunto de regras matemáticas que permite fazer previsões sobre determinado universo estudado, a partir de uma amostragem significativa.

A importância da estatística pode ser vista através da sua utilização ao nível do Estado, de organizações sociais e profissionais, do cidadão comum e ao nível científico.

Ograu de importância atribuída é tão grande que praticamente todos os governos possuem organismos oficiais destinados à realização de estudos estatísticos.
Como o IBGE, órgão do governo que faz o censo demográfico e visa a coleta de dados estatísticos de um determinado lugar. O recenseamento é uma contagem periódica e realiza-se no Brasil de dez em dez anos.
Esse é o estudo é realizadonormalmente a cada dez anos na maioria dos países.

Segundo a definição da ONU, "um recenseamento de população pode ser definido como o conjunto das operações que consistem em recolher, agrupar e publicar dados demográficos, econômicos e sociais relativos a um momento determinado ou em certos períodos, a todos os habitantes de um país ou território".

A estatística é responsável pelo desenvolvimentocientífico em geral. Para além da sua aplicabilidade nas ciências naturais, na medicina, na agronomia e na economia, a estatística constitui um suporte de cientificidade para as ciências humanas e sociais. É assim que ciência como a sociologia, a psicologia, a história e a pedagogia têm beneficiado de consideráveis desenvolvimentos e de aumento de credibilidade pública com a sua utilização, a reduçãoda pobreza e o desenvolvimento mundial estão diretamente ligados com a estatística. Sua utilização está associada desde a elaboração até a implementação de políticas sociais. A estatística também serve para avaliar o desempenho destas políticas junto à sociedade. Números confiáveis demonstram de forma clara a realidade socioeconômica da população.

Uma amostra estatística consiste de umconjunto de indivíduos retirados de uma população a fim de que o estudo estatístico dessa amostra possa fornecer informações cruciais sobre a população. Na verdade se trata de um conceito bem simples, que usamos no dia dia, como exemplo, podemos citar o exame de sangue, pois para saber as propriedades de todo o sangue (população) retira-se apenas uma pequena amostra.

A amostra deve ser tãorepresentativa quanto possível da população que se pretende estudar.
Amostra, como o nome diz é uma parte do Universo, do todo de interesse do pesquisador. Uma amostragem bem-feita pode revelar as condições sociais, econômicas, sanitárias, financeiras, etc reais de um povo, de uma nação, de uma comunidade. Enfim, revela uma realidade.

Através da amostra você tem uma ideia do todo.

Essas são algumasdas muitas situações cotidianas nas quais uma boa compreensão de estatística pode servir como um guia para se tomar melhores decisões.

Exemplo

Dados do IBGE serve para gerar as estatísticas e a projeção da população

Estatísticas de vida / criminais

= As estatísticas de vida apresentam dados sobre o custo de vida, a taxa de empregos, a taxa de criminalidade entre muitas outras...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Aritmetica
  • ARITMETICA
  • Aritmética
  • Aritmética
  • Aritmetica
  • Aritmetica
  • aritmetica
  • operações aritméticas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!