65259690469

631 palavras 3 páginas
Quais são os objetivos do trabalho do assistente social?
O assistente social, dentro da postura ética, tem por objetivo diminuir as diferenças sociais, capacitando os indivíduos para a vivencia em sociedade, potencializando os aspectos desses indivíduos de forma a agrega-los a sociedade a que pertence por direito. Defende, amplia e garante o direito e a assistência dos sujeitos em vulnerabilidade social dentro de uma política pública, dando interferência na luta das diferenças sociais.
A profissão do serviço social busca construir relações sociais justas, livres e democráticas. É o profissional que atua na área sociopolítica, utilizando das ciências humanas e sociais possibilitando o reconhecimento das diversas relações da questão sócias, ou seja, do conjunto de desigualdades e direitos humanos. O mesmo tem vasta atuação como terceiro setor, conselhos de direitos e funções de acessórias como ampliação e consolidação da cidadania considerada tarefa primordial de toda a sociedade, com vista à garantia aos direitos civis, sociais e políticas das classes trabalhadoras.
Tem como dever analisar Holisticamente o sujeito e o meio em que os rodeia para que assim possa intervir na sua transformação.
É necessário que o assistente social seja crítico e propositivo para que haja um bom desempenho dentro do seu trabalho; entender todos os pontos a serem trabalhados para depois fazer a crítica e usar o melhor instrumento, porque não existe nenhum instrumental melhor que o outro, existe aquele adequado ao momento e sua visão quanto profissional. (Prof. José Junior)
A ampliação e consolidação da cidadania é considerada tarefa primordial de toda a sociedade, com vistas à garantia dos direitos civis sociais e políticos das classes trabalhadoras. Defesa do aprofundamento da democracia, enquanto socialização da participação política e da riqueza social produzida.
Posicionamento em favor equidade e justiça social, que assegure universalidade de acesso aos bens e serviços

Relacionados